O Diabo está na moda
Por Diogo Azzevedo
Postado em 30 de agosto de 2015
E o Brasil continua, apesar de alguns esforços contrários, a dar bons exemplos na sua caminhada rumo à igualdade. Se até as novelas da Globo agora têm uma cota de beijos gay, começamos a ver mais um movimento se levantando para lutar por seus direitos na sociedade civil: os simpatizantes do Diabo.
Já consolidada no undergound roqueiro e, principalmente, metálico, essa corrente religioso-filosófica-musical-whatever conseguiu nas últimas semanas uma exposição no mainstream jamais imaginada. Ok, o incêndio de igrejas na Noruega, no início da década de 1990, também deu bastante ibope, mas aquilo só ajudou a queimar (ops) o movimento. Agora, é diferente: dois episódios, aparentemente isolados, acabaram criando uma espécie de agenda positiva, e o Diabo ficou bem na fita.
Primeiro, o prefeito de São Paulo City, Fernando Haddad, presenteou o Papa Francisco com um CD chamado "Sobrevivendo no Inferno". Imagine o Bergoglio velho de guerra ouvindo no celular (obviamente, ele já converteu o álbum em mp3) Mano Brown esbravejando "Adolf Hitler sorri no Inferno"! Porém, seria bem mais legal se o petista tivesse levado um disco do Demo Lóki MC (se o trabalho existisse, claro). Só aquele vídeo é melhor do que qualquer coisa feita pelo Massacration.
O segundo evento que abalou as estruturas da internet tupiniquim foi o termo "black metal", que chegou aos trend topics do Twitter no Brasil, tudo graças a uma declaração da Paula Fernandes. Ou seja, se Deus gosta de samba, como diria a canção do DFC, o Diabo curte mesmo é um sertanejo universitário. E antes que os "true" ergam seus machados, deixo o link para um post do meu blog em que listei seis motivos para levar o black metal a sério.
Resumindo: tinhoso, capeta, coisa ruim, Eduardo Cunha, maligno, tranca-rua, rei das trevas, Xuxa, capiroto, cramulhão, Belzebu, Silas Malafaia, chifrudo, demônio, Eurico Miranda, cheiro de enxofre, Satanás. Não interessa como você chama o seu malvado favorito. O importante é sair do armário (digo, da catacumba) e mostrar para o mundo o Diabo que existe em você!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A canção do Pearl Jam que fala sobre a fragilidade da vida e foi inspirada em Pink Floyd
Regis Tadeu monta sua banda dos sonhos só com músicos vivos do rock nacional
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia


Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
O impacto da IA na produção musical
Identidade e resistência: O punk rock ainda vive e incomoda o sistema
A jornada da música em dois séculos
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho



