Ritchie Blackmore, ex-Deep Purple, revela os dois guitarristas que considera brilhantes
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2022
Ritchie Blackmore dispensa apresentações. Considerado um guitarrista prodígio na Inglaterra quando ainda era apenas um adolescente, no Deep Purple se consagrou um dos maiores e mais influentes nomes do rock pesado.
Deep Purple - Mais Novidades
Não é uma tarefa simples encontrar o carrancudo guitarrista elogiando seus colegas de profissão. Mas, mesmo assim, o site faroutmagazine.co.uk garimpou suas declarações e encontrou dois que ele admira a ponto de definir como "brilhantes": Gordon Giltrap e Adrian Legg.
"Jeff Beck é muito bom. Gordon Giltrap e Adrian Legg são brilhantes. Eric Johnson é muito bom, eu amo aquele instrumental que ele fez (...) É bem similar ao que Les Paul fez em 1956 com 'Little Rock Getaway'. Se os fãs de guitarra ouvirem Les Paul & Mary Ford, vão perceber a semelhança entre o grande hit de Eric e 'Little Rock Getaway'. Não querendo desvalorizar Eric, porque ele toca muito bem."
"Eu suponho que eu seja muito exigente ou tenha um gosto diferente", disse o ex-guitarrista do Deep Purple em outra ocasião. "Eu não gosto de muita gente do ponto de vista musical. Eu admiro nomes como John Williams ou Gordon Giltrap como guitarristas."
Em mais outra entrevista Blackmore disse: "Todo mundo que já me perguntou sabe que eu considero Gordon Giltrap um dos melhores violinistas do mundo. Ele sempre está à frente de seu tempo. Ele com certeza já me deu muitos toques de que cordas usar. O pré-amplificador que leva o nome dele eu uso muito. E também como abordar o violão de forma diferente da guitarra."
A influência de Gordon Giltrap e Adrian Legg sobre Ritchie Blackmore foi tamanha que o incentivou a dar uma guinada radical em sua carreira. Ao deixar o Deep Purple para trás de uma vez por todas, ele mergulhou na sonoridade acústica com o Blackmore's Night:
"Eu adotei uma técnica diferente de dedilhado, eu toco com todos os dedos no violão. Quando toco guitarra, uso palheta, é uma abordagem totalmente diferente. Nada é fácil, mas a música que fazemos no Blackmore's Night é muito mais desafiadora. Quando você está no palco, não dá para simplesmente aumentar o volume e ficar pulando, você é obrigado a realmente entregar algo."
Confira uma amostra do trabalho de Gordon Giltrap.
Confira uma amostra do trabalho de Adrian Legg.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Phil Lewis (L.A. Guns) considera Robert Plant mais inteligente que Ian Gillan
As 5 melhores músicas do Iron Maiden com Paul Di'Anno nos vocais, segundo o Ultimate Guitar

Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin


