Cena independente: a porta não abriu, ela está se escancarando
Por Fernando Moraes
Postado em 14 de julho de 2015
Você tem uma banda? Acha que tem talento para compor, meter o pé na estrada, está disposto a gravar com qualidade e investir em vídeos e tocar seu som com outras bandas que estão despontando? Então prepare-se, pois o momento parece propício. E quem diz isso são produtores, agenciadores de show, casas que antes investiam apenas em covers e bandas consideradas grandes.
Em conversa com Marco Almada, que tem feito um trabalho pioneiro ao agendar festivais de bandas independentes no Blackmore Rock Bar, tradicional casa de shows em Moema-SP, ele disse que é evidente o espaço que a cena tem conquistado. Os eventos acontecem aos sábados, no período da tarde. "Esse espaço para as bandas autorais foi a melhor coisa que já conseguimos, porque é uma oportunidade para elas. Além do nome que o bar possui, as bandas podem gravar a apresentação em um palco do Cara#98$@%lho!", comentou.
Pelo lado das bandas, o que tem motivado a conquista de todo o espaço é a união. Claramente, o movimento está em evidência nos lugares em que os artistas estão organizados. A exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro, como já disse aqui, um grupo de bandas tem se unido em torno do movimento #ACenaViveemSP, disposto a quebrar barreiras e tocar em lugares antes inatingíveis, como o próprio Blackmore. "Pela primeira vez sinto uma vibe positiva nesta união de bandas", revela um guerreiro Serginho Sagitta, entusiasta do grupo e que tem contribuído muito para este boom com a produção de bandas que estão despontando e no programa Sons do Brasil, na Rádio Usp FM, no qual apresenta novos talentos.
E engana-se quem pensa que este levante de bandas que reivindicam seu lugar ao sol acontece apenas nas capitais. Já saturado pelo excesso do mais do mesmo, os estabelecimentos começam – ainda que timidamente, em horários às vezes alternativos – a dar espaço para o talento desconhecido, para aqueles que têm algo novo a dizer.
É óbvio, nem todo mundo terá o espaço que deseja – que pode até ser merecido –, conquistado. Mas quanto mais você trabalhar dentro de uma filosofia que valorize sua produção intelectual, artística e musical, aliado a alternativas eficazes de publicidade, mais chances terá de ser ouvido.
Mas, reforço, nada disso terá êxito se aqueles que fazem a cena não prestigiarem o trabalho dos colegas, muitas vezes deixando preconceitos tolos, verdades questionáveis de lado. Ou seja, se as portas estão se escancarando, é preciso que todos nós, bandas e público, entremos sem medo do que está por vir, sempre juntos, com espírito coletivo.
Sigam-me no twitter ou mandem e-mail
@fermoraes / [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
"Odiei"; quando Carole King confrontou Eric Burdon sobre cover feito pelo Animals
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou
James Hetfield comenta seu top 10 de maiores canções de todos os tempos
A música do Guns N' Roses com que Slash nunca se sentiu confortável: "Muito perturbadora"

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



