O Louco do Baixo: 10 dicas para estudar música

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Sena, Fonte: Fábio Sena, O Louco do Baixo
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nesse texto quero ajudar a organizar assuntos que considero relevantes no estudo da música e como a prática diária e organizada pode levar a uma melhora na técnica e musicalidade.

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoFloor Jansen: "Eu não sou uma puta arrogante"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1-EVITE PEGAR O SEU INSTRUMENTO SEM ORGANIZAR PREVIAMENTE O QUE IRÁ FAZER
Isso ajuda a aproveitar seu tempo com o instrumento da melhor forma possível e cria uma evolução gradual e consistente na técnica e musicalidade.

2-ALONGAR OS MÚSCULOS ANTES DE TOCAR COMO FORMA DE AQUECIMENTO E PREVENÇAO DE LESÕES
Isso ajuda muito a melhorar a técnica. Se você não sabe alongar, sugiro que procure um profissional de educação física, um ortopedista ou um músico experiente. Vale o lembrete: Nunca force o músculo para não se lesionar.

3-ESCALAS, ARPEJOS E ACORDES COMO AQUECIMENTO, EXERCÍCIO DE TÉCNICA, CONHECIMENTO DO INSTRUMENTO E TREINAMENTO AUDITIVO
Treine as ferramentas de improvisação de forma musical, e não somente mecânica. Isso ajudará a melhorar a técnica além, te lembrará onde estão localizadas as notas e a reconhecê-las ao ouvir num contexto musical.

4-ORGANIZE SEU REPERTÓRIO
Ha basicamente dois tipos de repertório: aquele que o próprio músico cria e aquele que outros músicos criaram. Organize e catalogue as músicas que você criar, bem como as de outros artistas que você sabe tocar. Parte do horário da sua prática deverá ser destinado para tocar as que não estão bem executadas e refinar as que estão OK.

5-APRENDA A TIRAR O MELHOR TIMBRE DO SEU INSTRUMENTO.
O timbre é uma combinação de domínio da técnica instrumental e uso adequado e consciente de seu equipamento. Pesquisar equipamentos e como regulá-los é uma parte importante dos estudos musicais.

6-SEPARE UM MOMENTO DA SUA SEMANA OU DO SEU DIA PARA SE CONCENTRAR EM SOMENTE OUVIR MÚSICA
Passar um tempo sem o seu instrumento em mãos ajudará a absorver a linguagem artística e técnica dos músicos que são suas referências, além de aumentar sua imaginação e criatividade.

7-SEPARE UM DIA DA SEMANA PARA TOCAR COM OUTROS MÚSICOS
Tocar sozinho no quarto é importante para se desenvolver tecnicamente, mas tocar com outros músicos ajudará a entender como timbrar seu instrumento, qual o papel de cada um na composição, a trabalhar a dinâmica, a tocar ao mesmo tempo que ouve a si e ao grupo e até lidar com questões mais simples da performance como tocar em pé, com outras pessoas assistindo, etc.

8-IR A SHOWS AO VIVO PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS
Ver outros músicos em ação te dará uma ideia de como resolvem questões como timbragem, execução em conjunto, repertório, performance, conexão com o público e ainda você pode ampliar a sua rede de contatos. SAIA DE CASA!

9-AVALIE OS SEUS OBJETIVOS
Tenha sempre em mente onde você quer chegar. Quer se profissionalizar? Quer entrar numa banda? Quer fazer sua própria música? Quer melhorar algum ponto da sua técnica? Quer só se divertir tocando? Esses são exemplos de objetivos, cada pessoa terá um. Analise o seu.

10-PROCURE UM PROFESSOR PARA ORIENTAR OS SEUS ESTUDOS
Um professor te ajudará a avaliar os seus objetivos e criar uma rotina de estudos para alcançá-los. Também te ajudará a analisar a sua evolução.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião

Floor Jansen: Eu não sou uma puta arroganteFloor Jansen
"Eu não sou uma puta arrogante"


Sobre Fábio Sena

Fábio Sena, O Louco do Baixo é músico profissional. Professor de música, toca na banda Grungeria, Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (OFISA), Bass Solo Performer e escreve no blog "O Louco do Baixo".

Mais matérias de Fábio Sena no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor