Metal nacional: falta de apoio... ou excesso?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Garcia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Faz muito tempo que todos nós fãs de metal escutamos e lemos a mesma velha conversa de que não apoiamos o "metal nacional", mas o que e quem seria esse ser, essa entidade nobre que nós meros ouvintes temos a obrigação de apoiar? Para mim é claro que há muitos interesses por trás de uma frase como essa, sempre puxando sardinha para sua própria brasa.

Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rockSlipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um exemplo é o de resenhas, que são por assim dizer "resumos" dos álbuns de bandas. Uma lógica bem simples está a muito tempo sendo distorcida. Como é possível termos o bom, o ótimo e perfeito se não temos o razoável, ruim? Você se lembra a última vez que leu alguma resenha de disco em que a nota seja menor que 8? Eu não... Palavras como "foda" e "do caralho" tomaram lugar de uma crítica baseada em conhecimento e descrição de como são as faixas, de como é o estilo da banda e o que ela apresenta de novo ou não, da qualidade das composições.

Não que as bandas não tenham a capacidade de produzir trabalhos decentes mas se um clássico de bandas como IRON MAIDEN e JUDAS PRIEST é passível de nota 10, 8 para todo mundo é aceitável? A diferença entre essas bandas e a que você vê na sua cidade ou pelos bares de grandes centros é de apenas 2 pontos em uma escala de 0 a 10? Vamos com calma...

Vejo um grande ufanismo patriarcal em relação às bandas que muitas vezes chega a ser vergonhoso, a maioria sempre se auto proclamando uma das melhores do país no estilo. Mas se é tão boa, porque precisa reclamar tanto por apoio? Seremos nós meros paga-paus de gringos e ignorantes que não sabemos julgar o que é bom ou ruim? Ou talvez a maioria das bandas nacionais se colocam em um pedestal no qual ninguém pode fazer nada a não ser lisonjeá-los e dizer que são lindos e maravilhosos? Pois conversando entre fãs é claro e evidente que todos tem plena noção do que é bom e ruim em cada banda. Pergunte você mesmo sobre alguma banda mais próxima de você e seus amigos e ouvirá respostas rápidas e precisas como "a banda é boa mas o vocal é horrível", "as músicas são todas iguais", "o guitarrista não sabe solar" e etc.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bem, mas que moral e conhecimento teriam os fãs para comentar com tamanha audácia? Me parece bastante óbvio que conhecimento do que é bom nós temos, certo? Se não tivéssemos, estaríamos escutando o que a rádio toca, não por que é pior mas sim porque não há necessidade de escolher o que você vai escutar, a rádio escolhe por você. No metal não, cada fã faz questão de escolher o que vai escutar, banda por banda e música por música, tendo em cada álbum a sua faixa preferida em cada álbum e tudo mais.

Não seria hora de ver a falta de público nos shows como resultado de algum problema musical ou técnico? Não é hora de bandas menores serem mais humildes e procurarem profissionais de gravação e de música para auxiliar, mesmo que sejam pessoas sem grande nome? De aceitar a opinião crítica, de realmente ver se o vocal não é horrível ou se a guitarra está machucando os ouvidos dos outros? De que a música é chata? E não seria a hora de bandas maiores procurarem fazer um som de verdade ao invés de ficarem reclamando por não ganharem tanto dinheiro como antigamente? De fazer algo real ao invés de álbuns presos a estilos para não perder fãs?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O cenário nacional tem excelentes bandas mas acabam perdidas para o público numa "igualdade" fictícia que é criada através de sites e blogs. Onde todos são bons demais e o culpado de não serem bem sucedidos somos eu e vocês, que não sabemos dar o valor que merecem. Enquanto isso, vou apoiar o melhor metal de todos, que independe de nacionalidade ou gênero, que é o metal que eu tenho nos cds, mp3's e etc, o metal que escolhi ouvir porque é bom.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rockVocalistas
Belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Slipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscaraSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara


Sobre André Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280