Café com Rosas: reflexões sobre guitar heros
Por Guilherme Fernandes
Fonte: Cáfe com Rosas Blog
Postado em 01 de junho de 2012
Bastou um disco novo do Slash, uma tour do Joe Bonamassa no Brasil e os solos "fritados" do Mike Orlando no Adrenaline Mob para levantar uma questão interessante: Onde estão os guitar heros atuais? Será a mais nova espécie em extinção da música? Ou apenas estamos esperando um novo Hendrix, Page ou Townshend e colocamos nossas expectativas nisso? Não sei. Aqui, exponho algumas de minhas opiniões.
Muito se fala sobre o Jack White como um aspirante a guitar hero. Falam também de Bonamassa e do Satriani, agora em bandas de verdade. Outros acham que essa "moda" já passou. E ainda existem aqueles que pensam que isso nunca existiu, que existiam "apenas" boas bandas com ótimos guitarristas.
Um guitar hero é o ser capaz de criar uma identidade musical reconhecível em qualquer participação, banda ou investida que faça, certo? Nesse quesito, Slash é um guitar hero. Suas incursões são reconhecidas no Guns n’ Roses, no Snakepit e até mesmo com Michael Jackson. Mike Orlando, seguindo esse parâmetro, não é um guitar hero.
São dois ótimos guitarristas? Sim, são. Talvez Orlando seja melhor e mais técnico que Slash. Só que aqui a questão é outra. Técnica sem feeling não faz um guitar hero. Dessa forma, Jack White também não é um guitar hero.
Bonamassa e Satriani são ótimos guitarristas. Em seus solos, Bonamassa consegue transmitir mais que boas notas e melodias em suas canções. Entretanto é apenas (nada pejorativo) um estupendo guitarrista de Blues Rock. No Black Country Communion consegue sobressair sobre gigantes como Glenn Hughes e Jason Bonhan, sendo tão gigante quanto os outros integrantes. Só que a identidade musical é do Black Country Communion e não de Joe Bonamassa.
Joe Satriani tem uma situação semelhante, embora mais interessante. É inegável o talento de Satriani no que tange as seis cordas. Só que fora do Chickenfoot torna-se apenas (nada pejorativo novamente!) um exímio guitarrista de música instrumental. Será que é impossível para Satriani e Bonamassa conseguirem se tornar guitar heros dentro de bandas com identidades coletivas muito fortes?
Não sei. Dimebag conseguiu.
E Zakk Wylde, pergunto-me? Sim, Zakk é um guitar hero! Construiu uma identidade musical que, tanto com Ozzy, tanto com o Black Label Society é reconhecido pela sua sonoridade. Diferente de Kirk Hammett, que, sem o Metallica, é somente um ótimo guitarrista
Onde estão os guitar heros atuais? Hoje só vejo Zakk Wylde e Slash. De resto, ótimos guitarristas em suas bandas.
E você? O que acha?
Guilherme Fernandes – Café com Rosas Blog
http://cafecomrosas.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Os álbuns do Kiss que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Metal Allegiance lança nova música com William DuVall (Alice in Chains) nos vocais
A canção que salvou o Aerosmith, apesar deles não acreditarem no potencial dela
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



