Guns N' Roses: as principais diferenças da atual música
Por Eduardo de Souza
Fonte: Wikipedia
Postado em 16 de abril de 2012
Antes de iniciar o artigo em si, peço que os preconceitos e diferenças sejam deixadas de lado por você, leitor. Músicos são músicos, nem um melhor, nem pior, apenas com aspectos diferentes de exercer o seu trabalho. O que eu vou tentar passar não é uma crítica, e sim uma forma diferente de observar os trabalhos da banda através do tempo, diferenciando-a.
1 - Composição
Axl Rose sempre foi um músico muito sentimental, raivoso e eclético. O último trabalho da banda contém desde baladas românticas até rock industrial pesado. A maioria de suas músicas são direcionadas a algum tipo de pessoa e/ou sentimento, assim como pode ser observado em algumas músicas do "Appetite for Destruction", lançado em 1987, como "Sweet Child o' Mine", em "Use Your Illusion" 1 e 2, 1991, como "Estranged". De acordo com alguns críticos e "interpretes" do CD, com "Chinese Democracy" não foi muito diferente. Faixas como "This I Love", supostamente direcionada a modelo Stephanie Seymour, e "Sorry", para algum ex-membro, transmitem a mesma sensação.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O tom agressivo de algumas letras como "Chinese Democracy" e "Shackler's Revenge" lembram algumas músicas do UYI, porém com uma sonoridade totalmente diferente. Tal comparação pode-se observar em "Perfect Crime", "Right Next Door To Hell"... Com isso, podemos observar que o aspecto agressivo do GUNS N' ROSES deve-se, ao menos a maior parte, ao vocalista.
Através do processo de produção do "Chinese Democracy", deve-se considerar o fato de que vários membros participaram do mesmo, influenciando em diferenças notáveis nas letras. Talvez isso tenha dado a essência do disco, o que diferencia-o de todos os outros.
2 - Melodia, riffs e solos de guitarra
Talvez o aspecto mais fácil de se notar. A radical mudança no estilo da banda refletiu muito no último trabalho, tal como a troca do feeling de SLASH e Izzy Stradlin pela velocidade de Buckethead e Robin Finck. O trabalho dos dois últimos pode ser analisado em "Better", "Riad N' the Bedouins" e "If the World". Porém, esse tal sentimento que os ex-guitarristas passavam de certa maneira também pode ser observado em "This I Love" e "Madagascar".
A virtuosidade de Ron "Bumblefoot" Thal também deve ser comentada, pois o atual guitarrista da banda também contribuiu para a formação de riffs e solos do álbum.
3 - Estilo
O último álbum da banda é frequentemente descrito como rock industrial, com estilo semelhante ao NINE INCH NAILS, mas Axl Rose nega que ele apenas se caracterize como tal, na mais afastada das hipóteses, tem influência até de blues.
Assim como citado no tópico 1, Chinese também contém baladas. Alguma das mais famosas da banda, como "Estranged" e "Don't Cry" são semelhantes, na estrutura geral, a "Catcher in the Rye" e "Sorry". Talvez não com a mesma suavidade, uma das diferenças mais notáveis, mas percebemos que a mesma intenção do vocalista dos anos 90 ainda está presente.
Assim como todo fã da banda sabe, os primeiros discos tem notável prática do Hard Rock oitentista. Algumas bandas, como KISS e ACDC, ainda exercem a prática desse estilo, mas, alguns dizem por vontade do vocalista, o GUNS N' ROSES não seguiu a mesma linha. Axl Rose conseguiu músicos competentes para o tal estilo "industrial" e seguiu o que te fez feliz. Nos resta saber, além do gosto do mesmo, o que ocasionou essa mudança tão drástica.
4 - Mixagem
Algumas pessoas notaram a presença de componentes eletrônicos em músicas como "If The World", o que não deixou muitos aspectos positivos para as pessoas que ainda não aceitam a mudança de estilo.
O que podemos observar, também, é que os músicos participantes deixaram de lado os "tabus" que impediam o uso de bateria eletrônica no Rock N' Roll, criando uma combinação harmoniosa com outros instrumentos, assim como na faixa citada previamente.
Em AFD e UYI, o mais próximo disso era o uso do famoso talk box, utilizado por SLASH em faixas dos álbuns, talvez isso tenha causado tanta estranheza dos ouvintes ao perceberem a utilização dessas "artimanhas modernas".
5 - Conclusão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
O inacreditável motivo que fez David Coverdale demitir Ian Paice do Whitesnake
A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
Metallica: 25 fatos que apenas os apaixonados pela banda conhecem


O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



