Metallica: Em 1991 eles mudaram a face da música pela 2ª vez
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 13 de agosto de 2011
No dia 12 de Agosto de 1991 o METALLICA lançava um disco auto-intitulado, comumente chamado de ‘Black Album’. Até então, o Metallica era uma banda que vendia patches bordadas (ou pintadas em tecido preto grosso, como no Brasil) para caras com cabelos longos e sebosos.
A partir do lançamento desse disco, tudo mudou no Metal: pro Metallica, pros fãs de Metal, pros fãs do Metallica e pras pessoas que não eram nem fãs de Metal e muito menos de Metallica. Esse produto – difícil chamá-lo somente de ‘disco’, já que foi um dos últimos lançamentos épicos que abrangeram vinil, CD e cassete (e vídeo cassete também, uma vez que tanto o longo e custoso processo de gravação como a infindável turnê para promovê-lo foram lançados em duas fitas VHS e dois Laser Discs separadamente à época) – tem, dentre duas muitas qualidades, uma escolha muito feliz na sequência e cronologia das faixas, algo que se torna meio intangível em tempos de função shuffle e playlists. Tal seleção faz do ‘Black Album’ uma audição coesa e com uma unidade orgânica raramente capturada por uma banda – além de até hoje, mesmo com os avanços tecnológicos que a informática trouxe para a fonografia desde então, poder facilmente levantar a taça de melhor qualidade de som num disco de Heavy Metal na história.

‘Metallica’ fez com que muito mais pessoas que jamais cogitariam sequer chegar perto de uma banda com tal nome fossem atrás dos trabalhos anteriores da banda do que o contrário – fãs egressos que se ofenderam com a ascensão da banda ao megaestrelato cujo trono a banda ainda ocupa.
O Black Album tirou a pecha de banda underground do grupo. De repente, o material da banda não era mais trocado em fitas cassete obtidas através do amigo de um amigo de um colega de trabalho. Ao invés disso, você podia ouvir o Metallica na rádio, a começar pelo primeiro single de trabalho, "Enter Sandman". Até a presente data, estima-se que somadas, as vendas de CDs, vinis, e cassetes, ‘Metallica’ cheguem a 12 milhões de cópias. Isso não contabiliza as vendas de singles, EPs, camisetas, revistas, pôsteres, patches, bonés, moletons, cadernos, fitas VHS, Laser Discs, DVDs-Audio, downloads legalizados, etc. Antes de irem para casa e começarem a pensar no sucessor para o trabalho, o Metallica tinha feito quase 400 shows para promovê-lo. Dificilmente qualquer outra banda terá, até onde o futuro nos permita ver, um volume de exposição e comercialização tão maciço e intenso.

Diga você o que quiser sobre ‘Metallica’, e sobre tudo que eles tenham lançado depois nos últimos vinte anos: o ‘Black Album’ ainda soa tão forte quanto nunca, e para a maioria que está lendo isso, permanece sendo uma memória essencial de sua infância ou juventude.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
W.A.S.P. anuncia turnê especial com foco nos quatro primeiros álbuns
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem
A música do Black Sabbath que fala sobre o tema mais estranho abordado pela banda

A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
Mark Osegueda, do Death Angel, diz que Cliff Burton era "um cara maravilhoso"
A obsessão de Kirk Hammett que moldou a identidade do Metallica
Como o Metallica vendeu 160 mil ingressos em dois dias, segundo Kirk Hammett
Vocalista do Death Angel relembra a primeira vez que ouviu "Master of Puppets", do Metallica
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Em 08/11/1986: Como foi o primeiro show de Jason Newsted no Metallica?


