De volta para o passado
Por Abner E.D.
Postado em 17 de junho de 2008
Diariamente, somos bombardeados por diversas tecnologias. Se voltarmos a apenas 10 ou 15 anos, veremos que muita coisa mudou. Nosso dia, antes, começava com um rádio-relógio despertando; hoje, inicia ao som da nossa música favorita tocando no celular.
E, acompanhando esta evolução, a maneira de criar e ouvir música também mudou completamente; ou talvez nem tanto assim...
Comecei a escrever este artigo após ler a seguinte noticia no site da Rolling Stone: "Venda de vinil aumenta 36% nos EUA". E me perguntei: por que cada vez mais buscamos o retrô?
O desejo pelo antigo tornou-se tão grande que, atualmente, existe uma supervalorização de diversos itens que, há anos, estavam esquecidos ou empoeirados em sebos, dentro de armários em nossas casas. E isto não se restringe apenas aos EUA ou à Europa; no Brasil também encontramos tal "fenômeno". Um exemplo são os intrumentos vintage¹ de marcas nacionais. Atualmente, alguns exemplares são encontrados por preços superiores aos vigentes na época em que foram lançados e possuem um grande prestigio entre os músicos.
Na música, esta valorização do antigo reapareceu com grande força no som de bandas como Strokes, The Hives, White Stripes e se mantém como uma nova tendência. Várias bandas que fizeram sucesso há 20 anos retornaram aos palcos, lançaram novos álbuns e prometem continuar.
A maneira de ouvir música também compartilha esta busca. Todo ano são lançados diversos gadgets² para converter vinis ou fitas cassete em mp3. Marcas famosas lançaram toca-discos com conexão usb.
A combinação do antigo com o novo dá a oportunidade, aos que viveram "o antigamente", de matar as saudades ou de garantir, às novas gerações, a descoberta de como é ouvir um vinil ou tocar instrumentos antigos. São contrastes que reforçam a idéia de que a música é eterna.
¹Vintage: Um instrumento é considerado vintage quando tem mais de vinte anos e tem algum apelo que o torne colecionável.
²Gadgets: é uma gíria tecnológica recente que se refere a, genericamente, um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Nightwish lança novo videoclipe "Tribal (Live In Amsterdan 2022)"
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
A banda mais intensa com a qual Eric Clapton trabalhou, e que muitos não conhecem
A música gravada pelos Beatles que três deles odiaram e somente um deles gostou de fato
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



