Metal Melódico é Heavy Metal?
Por Júlio Verdi
Fonte: Rock-RP
Postado em 29 de agosto de 2007
Desde os seus primórdios, a música rock sempre se caracterizou por representar um movimento cultural transgressor. A idéia de se juntar a energia e rebeldia da juventude na forma de se fazer música, originou esse estilo cinquentão, que há várias gerações se propõe a se opor contra padrões e costumes impostos pelas gerações anteriores, mas também se baseia no conceito de entretenimento. Música pra se divertir, mas à maneira que os jovens interpretam diversão, mesmo que para isso a mensagem e melodia possam ser politicamente incorretas.
Claro que com o passar do tempo, essa idéia de música que transgrida gerações anteriores não tem muito fundamento. Posso ouvir "In Rock" (Purple), gravado em 1970 - há quase 40 anos - e ainda soará como reacionária para muita gente mais nova que eu.
De Elvis a Led Zeppelin, de Beatles a Doors, de The Who a Sex Pistols. Todas representaram uma quebra, um avanço reacionário sobre estilos de rock já praticados no passado. Todas a sua maneira, influenciaram gerações de futuras bandas. O ápice da transgressão da música rock talvez tenha sido o surgimento do heavy metal. Quando Ozzy cantou os primeiros versões da primeira música, do que é considerado o primeiro disco seminal de heavy metal ("Black Sabbath", 1970), "O que é isso que se levanta a minha frente? Um vulto preto que aponta para mim, Viro rapidamente, e começo a correr, Descobri que eu sou o escolhido...", era apresentado ali ao mundo o estilo que chocaria até mesmo o mais louco consumidor de rock clássico e abriria as portas para toda uma geração de bandas que no estilo investiria e o aprimoraria.
Nomes como Iron Maiden, Judas Priest, Saxon, Manowar e outros iniciavam a epopéia de um estilo puramente agressivo, sem concessões para influências de blues ou outra herança de rock puro, que bandas como Rainbow, Led, Purple, Kiss, Van Halen, Jethro e outras praticavam. Era heavy metal puro, com velocidade, pegada, letras duras. Com melodia sim, mas uma linha melódica aplicada a riffs e solos enfatizando a velocidade e distorção, elementos do DNA do estilo.
Até que, em 1985, uma banda alemã chamada Helloween mostrava ao mundo seu primeiro trabalho, um EP auto-intulado que trazia sim a pegada e velocidade do heavy metal clássico, mas tinha um diferencial: uma levada melódica que lembrava e muito as melodias eruditas, além de coros e backings até então inusitados. Após a adição do vocalista Michael Kiske, um jovem com uma voz impressionante, que conseguia alcançar notas tão altas, sem perder a afinação, a banda lançou em 1987 o disco "Keeper of the Seven Keys I". O trabalho mantinha a velocidade e pegada dos anteriores, mas a produção mais polida, evidenciando ainda mais as referências eruditas em solos e andamentos, aliada a vocalizações fortes de Kiske definiria ali o pontapé inicial do estilo que faria a cabeça de muitos jovens amantes de heavy metal da próxima geração: o metal melódico.
Dezenas de bandas que vieram após o Helloween atingiram status internacional apostando nesse som polido, técnico e bem produzido. É aí que entra a discussão: o heavy metal tinha em sua essência a idéia de transgressão, originária dos vários estilos de rock que o precederam. Uma música excessivamente polida, técnica e muita bem produzida seria exatamente um símbolo de transgressão?
Muitos fãs mais antigos ou fãs de estilos mais extremos como Death ou Black, simplesmente têm ojeriza de toda a cena melódica. Em sua concepção, e não há como tirar a razão disso, falta uma pouco de maldade e rebeldia nessa música toda certinha e polida.
Então metal melódico seria um estilo "poser", uma moda, uma falsa intervenção musical que se distancia da essência reacionária do metal clássico e do próprio rock and roll?
Evidentemente que não. A resposta pra esse imbroglio da filosofia rock pode residir naquilo que sempre me baseei pra separar o que tem mais ou menos qualidade na música: a força da composição.
Independente do estilo, da produção, a música que se eternizará será a música bem composta. Não importa se a timbragem ou produção do disco não estão redondos ou cristalinos, se a composição for boa, a música vai ser sempre lembrada. Assim também você pode ouvir um disco inteiro de metal melódico, límpido, certinho e não encontrar uma só música que vá lembrar nos próximos meses.
Acredito que técnica é algo fundamental para a música metal. Sem ela, por exemplo, o Iron Maiden não seria o principal nome do estilo. Mas ela não é elemento único que se sustenta. Sem o feeling, o poder de composição, uma música torna-se óbvia e semelhante a muita coisa que se fez antes.
Se bandas como o próprio Helloween, Blind Guardian ou Edguy se destacaram é porque em seus trabalhos sobram qualidades nas composições. Fugiram do óbvio. Fugiram da mesmice. E talvez por isso serão lembradas por muito tempo e trazem o respeito de fãs de outros estilos de metal.
Comente: E qual a sua opinião sobre o Metal Melódico?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


