Abril Music encerra atividades devido à pirataria
Fonte: Terra Música
Postado em 06 de fevereiro de 2003
A Abril, um dos maiores grupos de comunicação do país, encerrou nesta quarta-feira as operações da gravadora da empresa, a Abril Music, culpando a pirataria e a competitividade de multinacionais no mercado da indústria fonográfica.
A Abril Music, casa de artistas como Rita Lee, Titãs, Ivan Lins e Capital Inicial, foi criada em julho de 1998. Atualmente, a empresa tinha em seu catálogo mais de 300 títulos nacionais e internacionais e, de acordo com estimativas próprias, detinha 30 por cento do espaço de músicas executadas nas rádios brasileiras.
Em comunicado à imprensa, a Abril informa que "o catálogo e os contratos da gravadora serão vendidos ao mercado. O selo continua sendo propriedade do Grupo Abril e poderá ser usado futuramente".
Representantes da Abril não estavam disponíveis para falar sobre o número de funcionários atingidos com o fim da Abril Music e se há negociações em curso com outras gravadoras para repasse do catálogo.
"Em quatro anos de operação, a Abril Music conseguiu ótimos resultados e vitórias importantes. Esse mercado, entretanto, é dominado pelas multinacionais e extremamente competitivo e, para complicar a situação, a pirataria na indústria fonográfica já ultrapassa 50 por cento", disse em nota o vice-presidente superintendente da unidade de Negócios Jovem, Giancarlo Civita.
"Para continuar concorrendo, teríamos de injetar um capital significativo, a curto prazo - o que não temos condições de fazer nesse momento", acrescentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso


Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"



