O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de maio de 2025
A frase "nunca vi rastro de cobra nem couro de lobisomem" se tornou célebre na voz de Ney Matogrosso, mas nasceu bem longe dos palcos. O compositor Antônio Barros contou que ouviu a expressão em um episódio da novela "O Bem-Amado", exibida pela TV Globo em 1973.

Segundo o site Cifra Antiga, Barros assistia a um diálogo entre o político Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) e seu secretário Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), quando ouviu a frase. "Que nada, seu Dirceu! Eu nunca vi rastro de cobra nem couro de lobisomem...", dizia o personagem.
Barros logo transformou a fala em verso e, segundo o portal Rock Brasil 80, completou com outro ditado popular: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come." Com o violão em mãos, compôs ali mesmo o xote "Homem com H". A composição circulou por alguns intérpretes, mas só explodiu quando caiu nas mãos de Ney.
Antes disso, a música foi gravada pelo Trio Nordestino, após uma tentativa frustrada de lançá-la com o grupo Hidra, criado pela gravadora Copacabana. Segundo o Rock Brasil 80, Barros teria comentado à esposa Cecéu: "Já imaginou aquele cara, magrinho, peludo, cantando ‘eu sô é home’?" — referindo-se ao visual andrógino e provocador de Ney.
A letra é construída com base em expressões populares e simbologias típicas do imaginário nordestino. De acordo com o site Letras.mus.br, "nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomem" e "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" são ditos que "indicam situações difíceis ou impossíveis" e servem para reforçar a valentia do narrador: um "cabra macho pra danar".
Na voz de Ney, porém, essa bravata se transforma. Com sua performance marcada por figurinos ousados e gestos teatrais, o cantor ressignifica o discurso. Em entrevista à revista Veja (outubro de 2023), ele afirmou: "Sim. Sou honesto, íntegro e defensor do que é verdadeiro. Isso é ser homem com H."
Questionado pela mesma publicação sobre sua identidade de gênero, Ney respondeu: "Não faço ideia do que querem dizer exatamente termos como fluido, não binário ou cisgênero. Sou do sexo masculino. Gosto de ter pelo, pau e de ser homem. E isso não é obstáculo para nada na minha vida." Para ele, ser homem está mais ligado à integridade do que a estereótipos.
Sobre preconceito, também foi direto: "Lá atrás, quando estava cantando num clube rico de São Paulo e me chamaram de bicha, fiz uma pose linda e falei: ‘Vão tomar no c…’. Muita gente na plateia começou a bater palma. Entendi ali que nunca poderia ter medo."
"Homem com H", que Ney aceitou gravar a contragosto apenas para agradar o amigo Fausto Nilo — segundo lembra o Rock Brasil 80 — acabou se tornando um dos maiores sucessos de sua carreira solo. A gravadora apostava em "Amor Objeto" como faixa principal, mas foi o refrão ousado e repetitivo de "porque eu sô é home" que dominou o Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"


Internautas rejeitam Cazuza mostrado no filme Homem com H: "playboy chato"
O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso
A letra sobre um amor gay que virou um hino sobre o fim do regime militar
Por que metaleiros "babacas" jogaram ovos - cozidos - em Ney Matogrosso no Rock in Rio
Como sem querer Caetano Veloso deu "empurrão" na carreira do Barão Vermelho


