Brasil entra para a lista negra da pirataria
Fonte: Terra Música
Postado em 11 de julho de 2003
O Brasil entrou para a lista negra da Federação Internacional da Indústria Fonográfica. O país faz parte de uma lista que inclui a China, o México, o Paraguai e a Rússia, entre outros, para quem a entidade está "sugerindo" a criação de leis mais rígidas para combater a pirataria de CDs. Pela primeira vez, os discos falsificados superaram a marca de 1 bilhão de unidades vendidas em um ano - um número alarmante para as gravadoras.
No início do ano, analistas da indústria alertaram para a forte queda no faturamento das gravadoras nos últimos meses em várias regiões do mundo, um fenômeno que vem ganhando força por conta da pirataria, mas também da transferência de arquivos digitais via internet. Sabe-se, por exemplo, que formatos como o CD single deve dar mais prejuízos nos próximos tempos.
De acordo com os números revelados esta semana, dois em cada três CDs vendidos no mundo são piratas. A figura é prejudicada principalmente por países como a China, um mercado em que 90% dos discos vendidos são falsos (gerando perdas de US$ 500 milhões por ano para as gravadoras). O mercado negro vai muito bem, obrigado: no último ano, as vendas aumentaram em 14% (um número que dobrou em apenas três anos), chegando a US$ 4,6 bilhões por ano.
A Federação Internacional, que já denunciou a China para a World Trade Organization sem muito retorno, quer agora pressionar governos por meio das gravadoras. Eles pedem condenações para fabricantes de CDs piratas e alterações nas leis.
Não foram reveladas as estratégias para o lobby internacional. Por enquanto, a entidade e os representantes das principais gravadoras vêm fazendo o uso de apelos. O presidente da IFPI, Jay Berman, disse que eles "precisam da ajuda crítica das governos". O presidente da BMG da Inglaterra, Tim Bowen, é mais específico: "Estes números mostram o quanto a pirataria está afetando economias e culturas de vários países."
Também fazem parte da lista negra Polônia, Espanha, Taiwan, Tailândia e Ucrânia. Um total de 25 países tiveram vendas ilegais superando o faturamento do mercado legítimo de música - incluindo o Brasil. A crise econômica mundial e o crescimento dos downloads digitais vêm agravando ainda mais a situação: só na Inglaterra, por exemplo, as vendas caíram mais 5% entre janeiro e março deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
O clássico do "Abbey Road" cuja letra foi "roubada" por McCartney de canção vitoriana
A música do Guns N' Roses que Slash considera mais difícil de tocar na guitarra
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler

Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010
O Whiplash.Net é um site lucrativo?
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos



