Nando critica Titãs por não tocarem suas músicas
Fonte: Terra Música
Postado em 13 de outubro de 2003
Dividido durante algum tempo entre a carreira-solo e os Titãs, Nando Reis decretou sua independência e, no dia 7 de setembro de 2002, deixou o grupo após 20 anos de estrada. Nessa época, o compositor já havia lançado três discos: 12 de janeiro, Para quando o arco-íris encontrar o pote de ouro e Infernal.
Em entrevista concedida na última sexta (10) à Radiobrás, Nando Reis criticou o fato de os integrantes da banda Titãs não tocarem mais suas músicas nos shows que vêm realizando.
Ele confessa que acha ridícula a atitude de privilegiar tudo o que é feito em grupo e não tocar mais suas músicas porque não faz mais parte da banda e não irá escrever as próximas canções, desprezando, inclusive, o que já foi produzido.
Nando conta que a música "Mundo é bão Sebastião" não faz mais parte de seu repertório porque em um trecho ela diz: "tão fortes somos todos outros Titãs". Quanto às outras músicas compostas enquanto integrava a banda, o compositor afirma que toca porque elas sempre foram suas.
O músico está lançando o quarto CD da sua carreira-solo, A Letra A, que também está sendo produzido em LP. É um capricho que ele, com 40 anos de idade e 20 de carreira, está se permitindo. O cantor diz que o vinil faz parte de sua história e considera o LP a forma mais bonita da música ser apresentada ao público.
O compositor aprendeu a ouvir música com os LPs e considera fundamentais algumas características que o vinil propociona, como a possibilidade de mudar a faixa manualmente. Somente nos LPs, havia a quinta música do lado B. "Eu faria um disco com 10 quintas músicas do lado B e sem nenhuma primeira do lado A", brinca.
Nando destaca a praticidade que o CD proporcionou, mas diz que a velocidade com que é possível mudar de uma faixa para outra, faz também com que as pessoas mudem de um gênero a outro com facilidade. Ele diz que a aparente vantagem de fazer com que as pessoas cheguem rápido onde elas querem, ajudou a desenvolver a cultura da velocidade que está ligada à valorização da artificialidade.
Sobre os altos preços dos discos, o compositor diz que a culpa não é dele. "A culpa é de todo mundo, principalmente das pessoas que estão aqui em Brasília, que cobram tantos impostos e deixam os CDs tão caros e inacessíveis". Ele é a favor da liberdade e da velocidade da internet e, por isso, disponibiliza suas músicas em seu site pessoal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
O clássico do The Smiths que o perfeccionista Johnny Marr levou dois anos para compor
O solo de Slash que, para Kiko Loureiro, consegue o que Ritchie Blackmore fazia nos anos 70


O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista
O álbum pesado dos Titãs que Nando Reis considera "horrível"; "Eu não ouço esse disco"



