Série televisiva conta história do Rock no Brasil
Por Fabiana Schiavon
Postado em 24 de junho de 2004
No mês em que se comemora o Dia Internacional do Rock, em 13 de julho, a STV – Rede SescSenac de Televisão exibe um especial para comemorar os 50 anos desse ritmo no Brasil. Trata-se de uma co-produção da STV com a MS39 Produções, a Komvideo Comunicação e a TV Cultura, intitulada A História do Rock Brasileiro. A série vai ao ar nos dias 2, 9 e 16 de julho, a partir das 22 horas.
O amplo material de pesquisa em mãos e o grande número de personagens que fizeram e fazem a história do rock brasileiro resultaram em 100 horas de gravação. Por esse motivo, o documentário está dividido em três partes. A produção é recheada com depoimentos de músicos, amigos de músicos, produtores e jornalistas, além de trechos de clipes, imagens de apresentações ao vivo e de programas de TV - que no início colaboraram com o surgimento de novas bandas.
Tony Campelo, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Tim Maia e Pepeu Gomes ajudam a contar como o rock chegou ao Brasil e contagiou o país entre os anos 50 e 60. O primeiro capítulo marca o movimento da Jovem Guarda, as influências dos programas musicais de TV e chega na era Mutantes, quando Sergio Dias, Rita Lee e Arnaldo Dias falam de suas experiências e inovações musicais. A carreira e o papel de Raul Seixas nessa história marca o grande final do primeiro episódio com cenas de shows e depoimentos de parentes e companheiros, como Marcelo Nova.
A segunda parte do documentário percorre os anos 70 e 80, tempos também em que o regime militar interferia no desenvolvimento das artes. Nessa fase, tudo começa com os Novos Baianos, passando por bandas como O Terço, Bixo da Seda, Joelho de Porco até o punk ganhar terreno no Brasil com Gang 90, Inocentes, Garotos Podres e Ratos de Porão. O capítulo destaca o importante papel do "Circo Voador", no Rio de Janeiro, que sob sua lona deu a primeira grande oportunidade para bandas hoje consagradas como Blitz, Lobão, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha. Completam essa fase da história Barão Vermelho, Ira!, Camisa de Vênus, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.
O último episódio da série aborda os sucessos de Raimundos e Planet Hemp e fala da importância do Sepultura para a história do rock pesado brasileiro. Esse capítulo também trata da expansão do rock pelo país, saindo do eixo São Paulo-Rio-Brasília, tendo como exemplo os mineiros do Pato Fu e Skank e o movimento mangue beat, liderado pelo músico Chico Science. Os últimos tempos têm como destaque Cássia Eller, Los Hermanos e Charlie Brown Jr., que de acordo com Kid Vinil, é uma das poucas bandas que sabe "beber da fonte musical" disponível na história. Ao final, sob o som da guitarra de Luiz Carlini, o documentário chega a unânime conclusão: o rock nunca vai morrer.
Direção e Roteiro: Pedro Vieira
Produção Executiva: Mario Sergio Loschiavo.
Serviço
A História do Rock Brasileiro – anos 50 e 60
Estréia: dia 2 de julho, às 22 horas.
A História do Rock Brasileiro – anos 70 e 80
Estréia: dia 9 de julho, às 22 horas.
A História do Rock Brasileiro – anos 90 a 2000
Estréia: dia 16 de julho, às 22 horas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
Não foram fama, garotas e carros velozes que levaram Andreas Kisser ao Sepultura
Raimundos: O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda

Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz
Por que o Whiplash.Net publica notas estilo Contigo ou TV Fama?
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu



