Série televisiva conta história do Rock no Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fabiana Schiavon
Enviar Correções  

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Rock, em 13 de julho, a STV – Rede SescSenac de Televisão exibe um especial para comemorar os 50 anos desse ritmo no Brasil. Trata-se de uma co-produção da STV com a MS39 Produções, a Komvideo Comunicação e a TV Cultura, intitulada A História do Rock Brasileiro. A série vai ao ar nos dias 2, 9 e 16 de julho, a partir das 22 horas.

publicidade

O amplo material de pesquisa em mãos e o grande número de personagens que fizeram e fazem a história do rock brasileiro resultaram em 100 horas de gravação. Por esse motivo, o documentário está dividido em três partes. A produção é recheada com depoimentos de músicos, amigos de músicos, produtores e jornalistas, além de trechos de clipes, imagens de apresentações ao vivo e de programas de TV - que no início colaboraram com o surgimento de novas bandas.

publicidade

Tony Campelo, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Tim Maia e Pepeu Gomes ajudam a contar como o rock chegou ao Brasil e contagiou o país entre os anos 50 e 60. O primeiro capítulo marca o movimento da Jovem Guarda, as influências dos programas musicais de TV e chega na era Mutantes, quando Sergio Dias, Rita Lee e Arnaldo Dias falam de suas experiências e inovações musicais. A carreira e o papel de Raul Seixas nessa história marca o grande final do primeiro episódio com cenas de shows e depoimentos de parentes e companheiros, como Marcelo Nova.

publicidade

A segunda parte do documentário percorre os anos 70 e 80, tempos também em que o regime militar interferia no desenvolvimento das artes. Nessa fase, tudo começa com os Novos Baianos, passando por bandas como O Terço, Bixo da Seda, Joelho de Porco até o punk ganhar terreno no Brasil com Gang 90, Inocentes, Garotos Podres e Ratos de Porão. O capítulo destaca o importante papel do "Circo Voador", no Rio de Janeiro, que sob sua lona deu a primeira grande oportunidade para bandas hoje consagradas como Blitz, Lobão, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha. Completam essa fase da história Barão Vermelho, Ira!, Camisa de Vênus, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.

publicidade

O último episódio da série aborda os sucessos de Raimundos e Planet Hemp e fala da importância do Sepultura para a história do rock pesado brasileiro. Esse capítulo também trata da expansão do rock pelo país, saindo do eixo São Paulo-Rio-Brasília, tendo como exemplo os mineiros do Pato Fu e Skank e o movimento mangue beat, liderado pelo músico Chico Science. Os últimos tempos têm como destaque Cássia Eller, Los Hermanos e Charlie Brown Jr., que de acordo com Kid Vinil, é uma das poucas bandas que sabe "beber da fonte musical" disponível na história. Ao final, sob o som da guitarra de Luiz Carlini, o documentário chega a unânime conclusão: o rock nunca vai morrer.

publicidade

Direção e Roteiro: Pedro Vieira
Produção Executiva: Mario Sergio Loschiavo.

Serviço
A História do Rock Brasileiro – anos 50 e 60
Estréia: dia 2 de julho, às 22 horas.

A História do Rock Brasileiro – anos 70 e 80
Estréia: dia 9 de julho, às 22 horas.

A História do Rock Brasileiro – anos 90 a 2000
Estréia: dia 16 de julho, às 22 horas.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?Iron Maiden
O que os grandes músicos acham da banda?

Sign of the horns: o sinal do DemônioSign of the horns
O sinal do Demônio


Sobre Fabiana Schiavon

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin