Novos formatos de música online criam 'sopa de letrinhas'
Fonte: UOL Música
Postado em 07 de julho de 2004
Por Lucas van Grinsven e Bernhard Warner
AMSTERDÃ/LONDRES (Reuters) - Na era dos downloads, os fãs de música têm mais a considerar, na hora de comprar uma música, do que apenas o nome do artista. Eles precisam também se familiarizar com um novo dialeto de palavras estranhas, uma sopa alfabética de nomes de tecnologias de compressão e codificadores para conseguirem tocar as músicas que baixam da Internet.
Uma guerra de formatos de arquivos musicais se desencadeou entre os fornecedores de músicas online, com software concorrentes para compressão que evitam pirataria, determinando quais músicas podem tocar em que aparelhos.
A última a entrar na rixa foi a Sony. Na segunda-feira, a gigante japonesa se preparava para lançar sua loja online de músicas, a Connect, na França, Alemanha e Reino Unido.
Com uma tecnologia proprietária chamada ATRAC, a empresa começou a vender downloads de músicas que podem ser reproduzidas apenas nos aparelhos de marca Sony.
"Esses formatos diferentes de músicas são uma tranca. As lojas online adotam software proprietários para poder vender seu hardware", diz Rist Brouwer, diretor executivo da DMDSecure, uma empresa holandesa especializada em códigos de compressão e proteção.
A Sony afirma que com o ATRAC um usuário pode armazenar mais canções em um computador pessoal ou no seu aparelho de música digital e, ao mesmo tempo, manter a melhor qualidade de som. O aparelho também consome menos energia, permitindo maior horas de uso com a mesma bateria do que os concorrentes, afirma a Sony.
"O ATRAC é, certamente, parte de nossa mensagem de marketing", afirmou Robert Ashcroft, gerente de aplicações de rede e serviços de conteúdo da Sony. "Quando você tem a melhor tecnologia, você quer exibi-la."
MEU ACRÔNIMO É MELHOR QUE O SEU
A Apple fez declarações parecidas quando lançou a iTunes Music Store no ano passado, afirmando que usaria o formato de compressão AAC e software Apple FairPlay para proteger as músicas contra pirataria. As músicas nesse formato só tocam nos iPods, aparelhos da Apple.
O MSN Music Club, da Microsoft, vende canções codificadas no formato Windows Media Audio, disponível em uma grande variedade de aparelhos. A empresa também garante que seu codificador é o melhor.
Os especialistas da indústria fazem algumas restrições às declarações das empresas, observando que a constante evolução da tecnologia obscurece as distinções sobre qual é a melhor entre elas.
"Todos os formatos diferentes oferecem a mesma qualidade de som e o mesmo tamanho de arquivo", afirmou David Mallinson, um consultor de software da RealNetworks . A Real é uma das primeiras companhias de digitalização e compressão de mídia.
As músicas vendidas em lojas online normalmente são comprimidas a um fator acima de 10 para facilitar o download, mas todas as empresas afirmam que seus métodos de compressão geram arquivos com alta fidelidade de som ao ouvido humano.
Mas usar siglas para vender música pode ser arriscado, principalmente quando se está tentando vender música para pessoas que estão acostumadas com a versatilidade do CD.
"A disseminação de diferentes formatos de compressão e de sistemas antipirataria dificilmente é compreendida pelos consumidores", disse Giovanni Ziccardi, professor de Informática Legal da Escola de Direito da Universidade de Milão, na Itália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
David Ellefson não faz mais parte da banda Dieth
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Como Kerry King, do Slayer, foi parar em clipe do Beastie Boys
James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Randy Blythe não foi avisado sobre mudança de logotipo do Lamb of God
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Os 10 melhores discos do rock dos anos 80, segundo o RYM
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss


O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
Derrick Green, do Sepultura, elege seus 10 vocalistas preferidos do Heavy Metal
O ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985
Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz
O hit de Cazuza que Frejat muda letra por não concordar com mensagem
Rita Lee: Ela participou de festinha adulta com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper



