Novos formatos de música online criam 'sopa de letrinhas'
Fonte: UOL Música
Postado em 07 de julho de 2004
Por Lucas van Grinsven e Bernhard Warner
AMSTERDÃ/LONDRES (Reuters) - Na era dos downloads, os fãs de música têm mais a considerar, na hora de comprar uma música, do que apenas o nome do artista. Eles precisam também se familiarizar com um novo dialeto de palavras estranhas, uma sopa alfabética de nomes de tecnologias de compressão e codificadores para conseguirem tocar as músicas que baixam da Internet.
Uma guerra de formatos de arquivos musicais se desencadeou entre os fornecedores de músicas online, com software concorrentes para compressão que evitam pirataria, determinando quais músicas podem tocar em que aparelhos.
A última a entrar na rixa foi a Sony. Na segunda-feira, a gigante japonesa se preparava para lançar sua loja online de músicas, a Connect, na França, Alemanha e Reino Unido.
Com uma tecnologia proprietária chamada ATRAC, a empresa começou a vender downloads de músicas que podem ser reproduzidas apenas nos aparelhos de marca Sony.
"Esses formatos diferentes de músicas são uma tranca. As lojas online adotam software proprietários para poder vender seu hardware", diz Rist Brouwer, diretor executivo da DMDSecure, uma empresa holandesa especializada em códigos de compressão e proteção.
A Sony afirma que com o ATRAC um usuário pode armazenar mais canções em um computador pessoal ou no seu aparelho de música digital e, ao mesmo tempo, manter a melhor qualidade de som. O aparelho também consome menos energia, permitindo maior horas de uso com a mesma bateria do que os concorrentes, afirma a Sony.
"O ATRAC é, certamente, parte de nossa mensagem de marketing", afirmou Robert Ashcroft, gerente de aplicações de rede e serviços de conteúdo da Sony. "Quando você tem a melhor tecnologia, você quer exibi-la."
MEU ACRÔNIMO É MELHOR QUE O SEU
A Apple fez declarações parecidas quando lançou a iTunes Music Store no ano passado, afirmando que usaria o formato de compressão AAC e software Apple FairPlay para proteger as músicas contra pirataria. As músicas nesse formato só tocam nos iPods, aparelhos da Apple.
O MSN Music Club, da Microsoft, vende canções codificadas no formato Windows Media Audio, disponível em uma grande variedade de aparelhos. A empresa também garante que seu codificador é o melhor.
Os especialistas da indústria fazem algumas restrições às declarações das empresas, observando que a constante evolução da tecnologia obscurece as distinções sobre qual é a melhor entre elas.
"Todos os formatos diferentes oferecem a mesma qualidade de som e o mesmo tamanho de arquivo", afirmou David Mallinson, um consultor de software da RealNetworks . A Real é uma das primeiras companhias de digitalização e compressão de mídia.
As músicas vendidas em lojas online normalmente são comprimidas a um fator acima de 10 para facilitar o download, mas todas as empresas afirmam que seus métodos de compressão geram arquivos com alta fidelidade de som ao ouvido humano.
Mas usar siglas para vender música pode ser arriscado, principalmente quando se está tentando vender música para pessoas que estão acostumadas com a versatilidade do CD.
"A disseminação de diferentes formatos de compressão e de sistemas antipirataria dificilmente é compreendida pelos consumidores", disse Giovanni Ziccardi, professor de Informática Legal da Escola de Direito da Universidade de Milão, na Itália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Sepultura sofre mudança de local
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
Paulo Ricardo lembra quando alucinação bizarra fez Tim Maia dar cano na Globo
Pink Floyd e a curiosa e quase desconhecida canção de Natal gravada pela banda
Jimmy Page é mais rico que Robert Plant? As fortunas dos dois músicos

Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse
Músicas ruins: As 100 piores segundo o Aol Radio Blog
Instagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"



