Novos formatos de música online criam 'sopa de letrinhas'
Fonte: UOL Música
Postado em 07 de julho de 2004
Por Lucas van Grinsven e Bernhard Warner
AMSTERDÃ/LONDRES (Reuters) - Na era dos downloads, os fãs de música têm mais a considerar, na hora de comprar uma música, do que apenas o nome do artista. Eles precisam também se familiarizar com um novo dialeto de palavras estranhas, uma sopa alfabética de nomes de tecnologias de compressão e codificadores para conseguirem tocar as músicas que baixam da Internet.
Uma guerra de formatos de arquivos musicais se desencadeou entre os fornecedores de músicas online, com software concorrentes para compressão que evitam pirataria, determinando quais músicas podem tocar em que aparelhos.
A última a entrar na rixa foi a Sony. Na segunda-feira, a gigante japonesa se preparava para lançar sua loja online de músicas, a Connect, na França, Alemanha e Reino Unido.
Com uma tecnologia proprietária chamada ATRAC, a empresa começou a vender downloads de músicas que podem ser reproduzidas apenas nos aparelhos de marca Sony.
"Esses formatos diferentes de músicas são uma tranca. As lojas online adotam software proprietários para poder vender seu hardware", diz Rist Brouwer, diretor executivo da DMDSecure, uma empresa holandesa especializada em códigos de compressão e proteção.
A Sony afirma que com o ATRAC um usuário pode armazenar mais canções em um computador pessoal ou no seu aparelho de música digital e, ao mesmo tempo, manter a melhor qualidade de som. O aparelho também consome menos energia, permitindo maior horas de uso com a mesma bateria do que os concorrentes, afirma a Sony.
"O ATRAC é, certamente, parte de nossa mensagem de marketing", afirmou Robert Ashcroft, gerente de aplicações de rede e serviços de conteúdo da Sony. "Quando você tem a melhor tecnologia, você quer exibi-la."
MEU ACRÔNIMO É MELHOR QUE O SEU
A Apple fez declarações parecidas quando lançou a iTunes Music Store no ano passado, afirmando que usaria o formato de compressão AAC e software Apple FairPlay para proteger as músicas contra pirataria. As músicas nesse formato só tocam nos iPods, aparelhos da Apple.
O MSN Music Club, da Microsoft, vende canções codificadas no formato Windows Media Audio, disponível em uma grande variedade de aparelhos. A empresa também garante que seu codificador é o melhor.
Os especialistas da indústria fazem algumas restrições às declarações das empresas, observando que a constante evolução da tecnologia obscurece as distinções sobre qual é a melhor entre elas.
"Todos os formatos diferentes oferecem a mesma qualidade de som e o mesmo tamanho de arquivo", afirmou David Mallinson, um consultor de software da RealNetworks . A Real é uma das primeiras companhias de digitalização e compressão de mídia.
As músicas vendidas em lojas online normalmente são comprimidas a um fator acima de 10 para facilitar o download, mas todas as empresas afirmam que seus métodos de compressão geram arquivos com alta fidelidade de som ao ouvido humano.
Mas usar siglas para vender música pode ser arriscado, principalmente quando se está tentando vender música para pessoas que estão acostumadas com a versatilidade do CD.
"A disseminação de diferentes formatos de compressão e de sistemas antipirataria dificilmente é compreendida pelos consumidores", disse Giovanni Ziccardi, professor de Informática Legal da Escola de Direito da Universidade de Milão, na Itália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Geoff Tate revela detalhes de "Operation: Mindcrime III" e libera single
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato
Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80
O hit da Legião Urbana que Mamonas Assassinas foi argumento para ser vetado de disco


Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil
Pink Floyd: a história por trás de "Animals"
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia



