Pegou pilha? Nergal rebate crítica de fãs sobre "The Shit Ov God", do Behemoth
Por Emanuel Seagal
Postado em 19 de dezembro de 2025
O Behemoth lançou em 2025 o álbum "The Shit Ov God" (em tradução livre, "A Merda de Deus"). O título, propositalmente provocador, foi criticado por uma parcela dos fãs que o descreveu como "infantil", "bobo" ou "cringe".
Em entrevista ao Heavy, o frontman Adam "Nergal" Darski defendeu a escolha, dizendo haver muito mais profundidade do que uma simples ofensa. "Algumas pessoas entenderam, outras não. Quando dei esse título ao nosso último álbum, falaram: 'Nergal, você consegue fazer melhor que isso.' Não, eu não consigo. Isso é o melhor que posso te dar", declarou.

Ele insiste que os fãs precisam fazer uma análise mais profunda. "Não é só um slogan primitivo ou simples… é algo muito mais do que somente um título provocante. Você só precisa se aprofundar. Não é um título estúpido. Compre o disco, leia as letras, e faz sentido. Você só precisa se esforçar como fã para digerir isso, processar e, eventualmente, entender, mas é sua escolha. Fiz o meu trabalho. Agora é com você."
O vocalista admite ser um título desafiador e nega que seja somente "conversinha satânica". Segundo ele, a simplicidade aparente do nome esconde uma complexidade filosófica que exige atenção.
A sombra do "The Satanist"
Nergal explicou que a escolha do título foi uma estratégia pensada para "zerar" as expectativas após uma sequência de álbuns com nomes impactantes e filosóficos.
"Com o título ('The Shit Ov God'), eu meio que me zerei", explicou. "Eu roubei o título 'Opvs Contra Natvram' de (Carl) Jung, mas quem sabe quem é Jung? E então roubei 'I Loved You At Your Darkest' da Bíblia… E achei que era um título lindo, mas as pessoas reclamaram. Pensei: 'Há tanta profundidade aí, deixe-me explicar.' Mas elas diziam: 'Você não consegue superar o The Satanist'."
Ao invés de tentar superar o álbum "The Satanist", ele optou por fazer algo para surpreender os fãs. "Aquele tipo de título ('The Satanist') é único no mundo, é uma vez só na vida. Tentar superar isso? Você falhará. Tens que fazer algo completamente oposto que vai pegar as pessoas desprevenidas, tipo, 'bum'! E elas ficam: 'Que porr* é essa?'. É isso que 'The Shit Ov God' é."
Ele finaliza dizendo: "Se você analisar os títulos do Behemoth - 'The Satanist', depois 'I Loved You At Your Darkest' - algo completamente diferente. E então o título em latim que roubei de Jung. E agora 'The Shit Ov God'. São quatro títulos completamente diferentes. É isso que torna legal, pelo menos pra mim. Não estou fazendo isso para te convencer a gostar deles. Estou fazendo para te confundir pra caralh*. Esse é meu objetivo principal - deixar as pessoas confusas pra caralh*. E eu consegui."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
Plano do Pantera era dar um tempo após "Reinventing the Steel", segundo Rex Brown

Pegou pilha? Nergal rebate crítica de fãs sobre "The Shit Ov God", do Behemoth
Nergal projeta que o Behemoth tenha mais 10 anos como atração ao vivo
Faixas semelhantes: "Be All, End All", do Anthrax e "Conquer All", do Behemoth


