The Doors se reúne para promover livro
Fonte: Terra Música
Postado em 08 de novembro de 2006
Como o título da canção do grupo The Doors Strange Days, os dias andam estranhos para os sobreviventes da banda de rock dos anos 1960, que comemoram o 40o aniversário de seu primeiro álbum enquanto travam uma batalha prolongada na Justiça.
O baterista John Densmore, o guitarrista Robby Krieger e o tecladista Ray Manzarek farão as pazes temporariamente nesta quarta-feira. Eles concordaram em promover juntos um novo livro e conjunto de CDs, em apresentações separadas em três locais no Sunset Strip, em Los Angeles, onde reinaram em tempos passados.
Densmore, que processou Manzarek e Krieger (com sucesso) para impedi-los de viajar em turnê sob o nome The Doors of the 21st Century, estará numa livraria em um lado da rua, e seus antigos colegas em clubes do outro lado da rua.
Uma coisa sobre a qual os três concordam é que o fato de não aparecerem juntos é coincidência. Mesmo assim, parece uma metáfora da divisão da banda que, ao lado do falecido e carismático vocalista Jim Morrison, defendia a ética de paz e amor dos anos 1960.
Em entrevistas separadas, Densmore, 61 anos, e Manzarek, 67, disseram que não se falam. O empresário de Krieger, 60, negou o pedido de entrevista com o guitarrista.
"Essas coisas acontecem numa banda de rock ''n'' roll. Se as pessoas ficam juntas por tempo suficiente numa banda de rock ''n'' roll, alguma coisa dá errado", disse Manzarek, que hoje vive no campo em Napa Valley, perto de San Francisco.
Densmore disse que de sua parte não há sentimento negativo, "mas da parte deles..."
Ele se referia à apelação registrada por Manzarek e Krieger contra a decisão tomada no ano passado por um tribunal de Los Angeles, que ordenou que os dois parassem de viajar em turnê sob o nome The Doors of the 21st Century ¿ hoje eles se intitulam Riders of the Storm, nome tirado de outra canção do grupo ¿ e que entregassem todo o lucro da turnê à sociedade Doors original.
Essa sociedade inclui os três sobreviventes e os herdeiros de Jim Morrison e de sua mulher Pamela Courson, que morreram respectivamente em 1971 e 1974.
Densmore disse que ele só quis garantir a pureza do nome Doors e que não quer ver seu nome ligado ao de uma banda de idosos que se apresenta em feiras rurais. Ele também faz uso de seu poder de voto para barrar contratos lucrativos de licenciamento de canções dos Doors, como "Break On Through", para uso em comerciais de TV.
Em todo caso, as brigas entre os Doors não se igualam à hostilidade presente no interior da organização Beatles ou dos Beach Boys. E os fãs parecem não se importar com isso. Uma porta-voz disse que The Doors ainda vendem entre 1 milhão e 2 milhões de álbuns por ano e que suas vendas acumuladas chegam a quase 90 milhões de unidades.
O novo conjunto de CDs, "Perception", previsto para chegar às lojas em 21 de novembro, inclui seis CDs e seis DVDs. Entre algumas jóias inéditas há imagens em vídeo do grupo gravando seu cover de "Crawling King Snake", do bluesman John Lee Hooker, em 1971.
O livro recém-lançado, "The Doors by the Doors", traz várias visões da banda, tanto de seus integrantes quando de pessoas de fora. Até mesmo o pai de Jim Morrison, o almirante da Marinha americana na reserva George Morrison, contribui com algumas reflexões sobre seu filho.
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O cara que é o "avô da música americana", segundo o lendário Bruce Springsteen
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
Os dois solos de guitarra matadores que David Gilmour gostaria de ter feito
A lenda do rock que Lana Del Rey costuma citar em suas canções
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis

A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão



