Trilhas sonoras: as clássicas de filmes sobre a Guerra do Vietnã

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mark Ark, Fonte: youtube, google
Enviar correções  |  Ver Acessos

Recentemente assisti a um filme chamado "The Post" que é um filme sobre a guerra do Vietnã. Aparecem cenas do Vietnã logo no começo do filme com uma música do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL ("Green River"), aí tive uma sensação de "déjà vu" (já vi, acompanhado de uma sensação de 'já ouvi'). Há alguns filmes clássicos sobre o Vietnã que contam com músicas clássicas de Rock, já que a guerra se deu ao longo de toda a década de 60 até meados da década de 70. Portanto é natural que as trilhas sonoras sejam compostas de bandas como CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL, THE DOORS, JIMI HENDRIX, LYNYRD SKYNYRD, ROLLING STONES, entre outras.

Mini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escolaSlayer: Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos filmes mais famosos é o "Forrest Gump" que, goste do filme ou não, contém uma trilha sonora excepcional:

Separei uma cena de "Forrest Gump" que contém uma música do Creedence que virou quase que um clichê nos filmes sobre a Guerra do Vietnã: geralmente quando o personagem ou personagens chegam ao país e ainda estão numa base segura, antes da ação. Trata-se de "Fortune Sun" do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL:

Outra música excelente que faz parte da trilha sonora de "Forrest Gump" é "All Along the Watchtower" na versão de JIMI HENDRIX (a música foi composta por BOB DYLAN). No vídeo é possível escutar alguns segundos da canção enquanto Forrest e seus colegas andam numa estrada de terra. No meio do vídeo toca THE DOORS e depois THE MAMAS AND THE PAPAS ("California Dreamin"):

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O filme que citei no começo do texto ("The Post") é um filme recente (foi lançado no começo do ano) e conta também com Tom Hanks e Meryl Streep e foi dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. Eu recomendo, mas não é bem um filme de ação, as cenas do Vietnã são mostradas somente no início do filme. A história gira mais em torno de como alguns jornais americanos lidaram com o vazamento de documentos governamentais confidenciais sobre a guerra. Só consegui achar um vídeo que contém o filme todo, mas gostaria que prestasse atenção nos primeiros minutos do filme (até os 2 minutos e 5 segundos do vídeo, para ser mais preciso) em que toca "Green River" do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro clássico sobre a Guerra do Vietnã é o "Nascido para Matar" (Full Metal Jacket) que contém a música "Surfin' Bird" (THE TRASHMEN, que também foi regravada pelos RAMONES). Os créditos finais do filme se dão com "Paint It Black" dos ROLLING STONES (desculpe a qualidade do filme, mas foi o único que consegui achar).

Não poderia deixar de fora o clássico "Apocalypse Now" com clássica "The End" (THE DOORS):

Outro clássico, "Platoon", também conta com THE DOORS ("Hello, I Love You"), JEFFERSON AIRPLAINE ("White Rabbit"), entre outros (ARETHA FRANKLIN, "Respect", que também faz parte de "Forrest Gump").

Fecho aqui com com um vídeo de "Fortune Son" do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL:




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Creedence Clearwater Revival"Todas as matérias sobre "Doors"Todas as matérias sobre "Jimi Hendrix"Todas as matérias sobre "Rolling Stones"


Drogas: As melhores músicas sobre o temaDrogas
As melhores músicas sobre o tema

Guitar World: os 100 piores solos de guitarra da históriaGuitar World
Os 100 piores solos de guitarra da história


Mini Iron Maiden: tocando Ghost Of The Navigator na escolaMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola

Slayer: Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira ComunhãoSlayer
Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão


Sobre Mark Ark

Nascido em São Paulo em 1979, seu amor pelo metal e rock vem desde o final dos anos 80. Grande fã de Pantera e trash metal, mas curte Rock em geral (e outros estilos como Blues e Rap). Acessa o site há mais de 20 anos e em 2018 decidiu ser colaborador e criar seu próprio site rockaddict.com.br.

Mais matérias de Mark Ark no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280