A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de junho de 2026
Massimo Bottiglieri, ex-vocalista do Elvenking, elogiou o trabalho de Fabio Lione no Angra, mas disse que, para ele, a banda brasileira continuará ligada à figura de Andre Matos. Em entrevista ao canal do Gustavo Maiato, o cantor italiano falou sobre a diferença entre os dois vocalistas e destacou a forma única como Andre usava a própria voz.
Angra - Mais Novidades
A pergunta surgiu a partir da ligação entre Brasil e Itália criada pela passagem de Lione pelo Angra. Bottiglieri, que gravou apenas um álbum com o Elvenking, "Wyrd", de 2004, disse que admira o cantor italiano desde os tempos de Rhapsody, Labyrinth e Vision Divine. Ele também afirmou que ainda recebe mensagens de fãs sobre sua passagem pelo Elvenking e que sempre se viu mais como intérprete do que como compositor. "Voz fantástica. Fantástica", disse Bottiglieri sobre Fabio Lione. "Fabio tinha um jeito operístico de cantar, uma forma lírica, muito poderosa."
O cantor citou discos clássicos da fase de Lione no Rhapsody, como "Legendary Tales", "Symphony of Enchanted Lands Part I" e "Dawn of Victory". Para ele, esses trabalhos são "obras-primas". Bottiglieri também elogiou a passagem de Lione pelo Angra. "No Labyrinth, no Vision Divine e no Angra, acho que ele fez um trabalho fantástico. Um trabalho fantástico", afirmou.
Apesar dos elogios, Bottiglieri disse que sua imagem pessoal do Angra permanece associada a Andre Matos. Para ele, Lione seguiu uma busca artística natural depois de vários anos na banda brasileira.
"Acho que ele está em uma busca interminável por si mesmo, por expressar sua voz", disse. "Depois de vários anos no Angra, decidiu seguir em frente. Para mim, o Angra continuará sendo Andre Matos."
Bottiglieri também comparou os dois estilos. Segundo ele, Lione tem mais potência e uma voz mais lírica. Andre, por outro lado, cantava de forma mais instrumental, com uma delicadeza difícil de reproduzir. "A voz é um instrumento orgânico. Nós somos diferentes", afirmou. "Lione tem mais poder, mais voz lírica. Andre Matos, quando cantava, era como um instrumento."
O ex-Elvenking disse concordar com uma avaliação feita pelo próprio Lione sobre Andre. Para Bottiglieri, o brasileiro conseguia fazer a voz soar quase como uma flauta em certos momentos, com doçura e alcance muito alto, sem depender apenas da força. "Você conseguia ouvir uma flauta na voz dele", disse. "Muito doce, muito alta e depois poderosa, mas não tão baseada em potência."
Bottiglieri citou ainda a versão de Andre para "Wuthering Heights", de Kate Bush, como exemplo dessa característica mais aguda e quase feminina. Também lembrou faixas antigas do Angra, como "Stand Away", "Queen of the Night" e "Reaching Horizons", ao falar desse lado épico e melódico. "Andre Matos era quase como uma voz feminina", afirmou.
Mesmo deixando clara sua preferência afetiva pela fase de Andre Matos, Bottiglieri fez questão de reforçar o respeito por Fabio Lione. "Fabio é um cantor fantástico. Até hoje. Um cantor fantástico. Não há dúvida sobre isso."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Bill Kelliher foi às lágrimas ouvindo o novo álbum do Mastodon

5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Os 15 melhores álbuns do metal brasileiro, segundo o Rate Your Music
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz


