TV cria "O aprendiz" para jornalistas de rock
Fonte: G1
Postado em 07 de janeiro de 2007
Virginia Heffernan, do New York Times
Deve ter havido um tempo em que Jann Wenner foi maluco - o tipo de cara que apostou a sua carreira em Hunter Thompson, que implorou e roubou para criar uma revista de rock em São Francisco chamada "Rolling Stone". Isso foi em 1967, 40 anos atrás. Hoje, o senhor Wenner é conhecido pela disciplina e pelas inspeções inusitadas à redação, em que examina minuciosamente as mesas de seus funcionários.
Pois na noite deste domingo (7) seis aprendizes vão sentir na pele como é trabalhar com o chefe de uma das revistas mais badaladas do mundo no reality show "I’m from Rolling Stone", que vai ao ar pela MTV norte-americana. Cada integrante do grupo espera conseguir o cargo, com duração de um ano, de editor-contribuinte da publicação.
No primeiro episódio, os aspirantes cumprimentam o famoso editor, quando ele lhes oferece uma chance, com uma familiaridade e uma informalidade que chegam a ser hostis. Eles o chamam de "Jann", "man", "skater", e talvez o pior de todos, "Ian". Enquanto isso, as câmeras passeiam entre os dormitórios improvisados dos participantes - geralmente caóticos - e a imponente sala de Wenner.
Como candidatos a vagas em bancos querem mostrar um bocado de personalidade, aspirantes a um emprego na "Rolling Stone" talvez possam querer mostrar um pouco menos. Mas, como é de televisão que estamos falando - e não de como administrar uma revista -, "I'm from Rolling Stone" sugere que, como estilistas ou chefs de cozinha, escritores também rendem ótimos personagens de reality shows: são falantes e esquisitos. Nesse sentido, são bem diferentes de outros personagens desse tipo de programa - como "O aprendiz", por exemplo - em que os participantes têm profissões respeitadas, mas geralmente são escolhidos pela aparência.
Escrever, infelizmente, não é o que rende boas imagens - nada tão excitante quanto cortar, costurar e vestir roupas em modelos lindas. Mas os participantes se dão bem quando entrevistam estrelas de rock - e isso fica bem bonito na telinha. "I'm from Rolling Stone" promete passagens com The Shins, Snoop Dogg e Lionel Ritchie. Parece que vai dar certo: os candidatos sabem alguma coisa sobre música e pelo menos dois deles aparentam ter talento como jornalistas nos primeiros episódios.
Russell Morse, um ex-delinqüente juvenil de São Francisco com alguma experiência em jornal, parece determinado a vencer: ele é focado e não demonstra estar ameaçado por "ser da Rolling Stone". O garoto, aliás, entrevista o rapper nova-iorquino Ghostface Killah, assim como outros nomes do universo musical. Então, talvez o concurso seja de Russell muito mais do que de Krishtine, que é mais performática do que escritora. Colin é simpático, mas um desastre como repórter. Krystal é bonita e ambiciosa - uma de suas ambições parece ser dormir com Steven Tyler.
As imagens promocionais dos episódios seguintes sugerem que a maior rival de Russel seja uma jovem garota de Buffalo chamada Tika. Mas, como reality shows são feitos de decepções, se Russel é o líder no início, é quase garantido que ele terá problemas pela frente. Além disso, é ele quem pergunta ao fundador da Wenner Mídia se ele deve levar meias, cuecas e camisinhas para Nova York. Reality shows também são moralistas, e certamente ele receberá algum castigo por isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
O álbum dos Beatles onde George conseguiu superar Paul e se igualar a John
Ozzy Osbourne dá a cura para a ressaca
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos


Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"



