TV cria "O aprendiz" para jornalistas de rock
Fonte: G1
Postado em 07 de janeiro de 2007
Virginia Heffernan, do New York Times
Deve ter havido um tempo em que Jann Wenner foi maluco - o tipo de cara que apostou a sua carreira em Hunter Thompson, que implorou e roubou para criar uma revista de rock em São Francisco chamada "Rolling Stone". Isso foi em 1967, 40 anos atrás. Hoje, o senhor Wenner é conhecido pela disciplina e pelas inspeções inusitadas à redação, em que examina minuciosamente as mesas de seus funcionários.
Pois na noite deste domingo (7) seis aprendizes vão sentir na pele como é trabalhar com o chefe de uma das revistas mais badaladas do mundo no reality show "I’m from Rolling Stone", que vai ao ar pela MTV norte-americana. Cada integrante do grupo espera conseguir o cargo, com duração de um ano, de editor-contribuinte da publicação.
No primeiro episódio, os aspirantes cumprimentam o famoso editor, quando ele lhes oferece uma chance, com uma familiaridade e uma informalidade que chegam a ser hostis. Eles o chamam de "Jann", "man", "skater", e talvez o pior de todos, "Ian". Enquanto isso, as câmeras passeiam entre os dormitórios improvisados dos participantes - geralmente caóticos - e a imponente sala de Wenner.
Como candidatos a vagas em bancos querem mostrar um bocado de personalidade, aspirantes a um emprego na "Rolling Stone" talvez possam querer mostrar um pouco menos. Mas, como é de televisão que estamos falando - e não de como administrar uma revista -, "I'm from Rolling Stone" sugere que, como estilistas ou chefs de cozinha, escritores também rendem ótimos personagens de reality shows: são falantes e esquisitos. Nesse sentido, são bem diferentes de outros personagens desse tipo de programa - como "O aprendiz", por exemplo - em que os participantes têm profissões respeitadas, mas geralmente são escolhidos pela aparência.
Escrever, infelizmente, não é o que rende boas imagens - nada tão excitante quanto cortar, costurar e vestir roupas em modelos lindas. Mas os participantes se dão bem quando entrevistam estrelas de rock - e isso fica bem bonito na telinha. "I'm from Rolling Stone" promete passagens com The Shins, Snoop Dogg e Lionel Ritchie. Parece que vai dar certo: os candidatos sabem alguma coisa sobre música e pelo menos dois deles aparentam ter talento como jornalistas nos primeiros episódios.
Russell Morse, um ex-delinqüente juvenil de São Francisco com alguma experiência em jornal, parece determinado a vencer: ele é focado e não demonstra estar ameaçado por "ser da Rolling Stone". O garoto, aliás, entrevista o rapper nova-iorquino Ghostface Killah, assim como outros nomes do universo musical. Então, talvez o concurso seja de Russell muito mais do que de Krishtine, que é mais performática do que escritora. Colin é simpático, mas um desastre como repórter. Krystal é bonita e ambiciosa - uma de suas ambições parece ser dormir com Steven Tyler.
As imagens promocionais dos episódios seguintes sugerem que a maior rival de Russel seja uma jovem garota de Buffalo chamada Tika. Mas, como reality shows são feitos de decepções, se Russel é o líder no início, é quase garantido que ele terá problemas pela frente. Além disso, é ele quem pergunta ao fundador da Wenner Mídia se ele deve levar meias, cuecas e camisinhas para Nova York. Reality shows também são moralistas, e certamente ele receberá algum castigo por isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
As músicas do Paralamas onde a gente "escuta o Herbert chorar" ausência da Paula Toller
Sepultura: como uma gravura do dinheiro brasileiro foi parar na capa de Roots?
Brian Johnson, do AC/DC, conta como fluidos comeram o seu ouvido por dentro


Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Como entrar em contato com o site Whiplash.Net?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Banda encerra atividades após descobrir que guitarrista usava dinheiro do grupo para pagar contas
A música que surgiu como anotação em caderno e virou um dos maiores hits dos anos 80
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil



