TV cria "O aprendiz" para jornalistas de rock
Fonte: G1
Postado em 07 de janeiro de 2007
Virginia Heffernan, do New York Times
Deve ter havido um tempo em que Jann Wenner foi maluco - o tipo de cara que apostou a sua carreira em Hunter Thompson, que implorou e roubou para criar uma revista de rock em São Francisco chamada "Rolling Stone". Isso foi em 1967, 40 anos atrás. Hoje, o senhor Wenner é conhecido pela disciplina e pelas inspeções inusitadas à redação, em que examina minuciosamente as mesas de seus funcionários.
Pois na noite deste domingo (7) seis aprendizes vão sentir na pele como é trabalhar com o chefe de uma das revistas mais badaladas do mundo no reality show "I’m from Rolling Stone", que vai ao ar pela MTV norte-americana. Cada integrante do grupo espera conseguir o cargo, com duração de um ano, de editor-contribuinte da publicação.
No primeiro episódio, os aspirantes cumprimentam o famoso editor, quando ele lhes oferece uma chance, com uma familiaridade e uma informalidade que chegam a ser hostis. Eles o chamam de "Jann", "man", "skater", e talvez o pior de todos, "Ian". Enquanto isso, as câmeras passeiam entre os dormitórios improvisados dos participantes - geralmente caóticos - e a imponente sala de Wenner.
Como candidatos a vagas em bancos querem mostrar um bocado de personalidade, aspirantes a um emprego na "Rolling Stone" talvez possam querer mostrar um pouco menos. Mas, como é de televisão que estamos falando - e não de como administrar uma revista -, "I'm from Rolling Stone" sugere que, como estilistas ou chefs de cozinha, escritores também rendem ótimos personagens de reality shows: são falantes e esquisitos. Nesse sentido, são bem diferentes de outros personagens desse tipo de programa - como "O aprendiz", por exemplo - em que os participantes têm profissões respeitadas, mas geralmente são escolhidos pela aparência.
Escrever, infelizmente, não é o que rende boas imagens - nada tão excitante quanto cortar, costurar e vestir roupas em modelos lindas. Mas os participantes se dão bem quando entrevistam estrelas de rock - e isso fica bem bonito na telinha. "I'm from Rolling Stone" promete passagens com The Shins, Snoop Dogg e Lionel Ritchie. Parece que vai dar certo: os candidatos sabem alguma coisa sobre música e pelo menos dois deles aparentam ter talento como jornalistas nos primeiros episódios.
Russell Morse, um ex-delinqüente juvenil de São Francisco com alguma experiência em jornal, parece determinado a vencer: ele é focado e não demonstra estar ameaçado por "ser da Rolling Stone". O garoto, aliás, entrevista o rapper nova-iorquino Ghostface Killah, assim como outros nomes do universo musical. Então, talvez o concurso seja de Russell muito mais do que de Krishtine, que é mais performática do que escritora. Colin é simpático, mas um desastre como repórter. Krystal é bonita e ambiciosa - uma de suas ambições parece ser dormir com Steven Tyler.
As imagens promocionais dos episódios seguintes sugerem que a maior rival de Russel seja uma jovem garota de Buffalo chamada Tika. Mas, como reality shows são feitos de decepções, se Russel é o líder no início, é quase garantido que ele terá problemas pela frente. Além disso, é ele quem pergunta ao fundador da Wenner Mídia se ele deve levar meias, cuecas e camisinhas para Nova York. Reality shows também são moralistas, e certamente ele receberá algum castigo por isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Kevin Chown, baixista do Steelheart, morre aos 56 anos
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
O "Freddie Mercury" do grunge, de acordo com Chris Cornell; "ele já era um rockstar"
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"
Ringo Starr, baterista dos Beatles, conta como foi o seu último encontro com John Lennon
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal

A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu



