TV cria "O aprendiz" para jornalistas de rock
Fonte: G1
Postado em 07 de janeiro de 2007
Virginia Heffernan, do New York Times
Deve ter havido um tempo em que Jann Wenner foi maluco - o tipo de cara que apostou a sua carreira em Hunter Thompson, que implorou e roubou para criar uma revista de rock em São Francisco chamada "Rolling Stone". Isso foi em 1967, 40 anos atrás. Hoje, o senhor Wenner é conhecido pela disciplina e pelas inspeções inusitadas à redação, em que examina minuciosamente as mesas de seus funcionários.
Pois na noite deste domingo (7) seis aprendizes vão sentir na pele como é trabalhar com o chefe de uma das revistas mais badaladas do mundo no reality show "I’m from Rolling Stone", que vai ao ar pela MTV norte-americana. Cada integrante do grupo espera conseguir o cargo, com duração de um ano, de editor-contribuinte da publicação.
No primeiro episódio, os aspirantes cumprimentam o famoso editor, quando ele lhes oferece uma chance, com uma familiaridade e uma informalidade que chegam a ser hostis. Eles o chamam de "Jann", "man", "skater", e talvez o pior de todos, "Ian". Enquanto isso, as câmeras passeiam entre os dormitórios improvisados dos participantes - geralmente caóticos - e a imponente sala de Wenner.
Como candidatos a vagas em bancos querem mostrar um bocado de personalidade, aspirantes a um emprego na "Rolling Stone" talvez possam querer mostrar um pouco menos. Mas, como é de televisão que estamos falando - e não de como administrar uma revista -, "I'm from Rolling Stone" sugere que, como estilistas ou chefs de cozinha, escritores também rendem ótimos personagens de reality shows: são falantes e esquisitos. Nesse sentido, são bem diferentes de outros personagens desse tipo de programa - como "O aprendiz", por exemplo - em que os participantes têm profissões respeitadas, mas geralmente são escolhidos pela aparência.
Escrever, infelizmente, não é o que rende boas imagens - nada tão excitante quanto cortar, costurar e vestir roupas em modelos lindas. Mas os participantes se dão bem quando entrevistam estrelas de rock - e isso fica bem bonito na telinha. "I'm from Rolling Stone" promete passagens com The Shins, Snoop Dogg e Lionel Ritchie. Parece que vai dar certo: os candidatos sabem alguma coisa sobre música e pelo menos dois deles aparentam ter talento como jornalistas nos primeiros episódios.
Russell Morse, um ex-delinqüente juvenil de São Francisco com alguma experiência em jornal, parece determinado a vencer: ele é focado e não demonstra estar ameaçado por "ser da Rolling Stone". O garoto, aliás, entrevista o rapper nova-iorquino Ghostface Killah, assim como outros nomes do universo musical. Então, talvez o concurso seja de Russell muito mais do que de Krishtine, que é mais performática do que escritora. Colin é simpático, mas um desastre como repórter. Krystal é bonita e ambiciosa - uma de suas ambições parece ser dormir com Steven Tyler.
As imagens promocionais dos episódios seguintes sugerem que a maior rival de Russel seja uma jovem garota de Buffalo chamada Tika. Mas, como reality shows são feitos de decepções, se Russel é o líder no início, é quase garantido que ele terá problemas pela frente. Além disso, é ele quem pergunta ao fundador da Wenner Mídia se ele deve levar meias, cuecas e camisinhas para Nova York. Reality shows também são moralistas, e certamente ele receberá algum castigo por isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
O que significa "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" no hit da Legião
Guitarra: o riff mais popular de todos os tempos (vídeo)


James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fala sobre vizinho zoófilo, cocaína e groupies
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado



