Ian Gillan: "estou sempre anotando algo"
Por André Bueno C. Moura
Fonte: Brave Words
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Segue trecho de matéria de autoria de Debbie Bennett, do Expressandstar.co.uk:
Todos com mais de 25 anos de idade já ouviram falar dele. É o mais simples dos riffs que todo guitarrista iniciante aprende antes de mais nada – mesmo os que não são fãs de metal. "Smoke On The Water" foi, e ainda é, a música que deu à banda de rock pesado DEEP PURPLE um lugar nos livros de história da música.
Agora, passados quase 40 anos, depois de várias separações, reuniões e formações diferentes, o DEEP PURPLE parece finalmente ter encontrado uma posição confortável enquanto continua a se apresentar, gravar e impressionar.
Ainda que o vocalista Ian Gillan não tenha sido o primeiro frontman do DEEP PURPLE, formado em 1968, ele se juntou ao grupo no ano seguinte, trazendo consigo uma incrível voz com alcance de quatro oitavas que pouco envelheceu com o passar dos anos.
A parte européia da turnê começa em março com os shows do Reino Unido marcados para abril, incluindo, em maio, uma apresentação na NEC Arena. Gillan parece calmo e tranquilo em suas férias de um mês em Queensland, Austrália, onde ele passa alguns dias de descanso nadando num local chamado "Great Barrier Reef". Ele diz ter encontrado crocodilos e tubarões: "Exatamente como no mundo da música, de verdade", brinca.
Provavelmente, então, ele pode relaxar e parar de escrever quando está longe disso tudo. "Ah, não, eu escrevo", responde. "Tenho meu caderninho comigo o tempo todo, e também meu laptop... estou sempre anotando algo". E não são só letras, mas pensamentos, questionamentos e geralmente colocando o mundo em palavras. Ele nunca sabe ao certo se vai usar suas anotações – mas aí ele também não "escreve" da maneira convencional.
"Roger tem uma teoria de que se qualquer coisa é boa o suficiente, você se lembrará dela", diz Gillan sobre seu colega de banda, o baixista Roger Glover. "Mas algumas coisas que não parecem boas acabam se mostrando verdadeiras jóias."
Leia mais em expressandstar.co.uk.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal
Confira 5 clássicas bandas que Lou Reed já declarou que detestava
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo



A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Tommy Bolin, que o substituiu no Deep Purple



