Veja como funciona Universidade que ensina rock
Postado em 04 de julho de 2007
Conforme publicamos em novembro do ano passado, a Unisinos, faculdade situada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, estava inaugurando o "Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock", que têm como objetivo "formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia".
O curso está funcionando desde o início do ano, e o pai da idéia, o música Frank Jorge, que já participou de várias bandas de rock gaúchas como OS CASCAVELETTES e GRAFORRÉIA XILARMÔNICA, bateu um papo com a Rock Brigade, onde falou como surgiu a idéia, como funciona o curso, qual foi a reação da comunidade acadêmica em geral e muito mais; seguem dois trechos:
Dentro do site da Unisinos, o link para buscar informações sobre o curso se chama "Viva do Rock". Dá realmente para se viver do rock no Brasil ou isso é privilégio de uma minoria?
JORGE: "Viver do rock é tão possível e difícil como qualquer outra profissão. O pensamento correto é este: não tem moleza! Dá para viver do rock, do mambo ou do samba se tu trabalhares, estudares e focares teu interesse".
Por outro lado, até que ponto o fato de o rock passar a ser matéria com currículo, prova e diploma vai contra a espontaneidade e a rebeldia, que sempre foram marcas registradas do gênero?
JORGE: "Discordo. Seria o mesmo que dizer que não se deve estudar a História da Arte ou estudar Teatro Grego e Contemporâneo. Não se pretende enquadrar o rock, descaracterizá-lo, dizer que ele é uma coisa que na verdade não é. O aprofundamento histórico e conceitual nos trará mais luzes ainda sobre tudo de bacana que o rock vem produzindo. O lado negativo ou fútil sempre é enfatizado: fulano quebrou uma TV do hotel, fulano está internado numa clínica, beltrano exigiu 500 toddynhos no camarim... Isso não nos interessa. Queremos formar pessoas que sejam úteis e produtivas não apenas no mercado da música, mas para toda a sociedade".
Confira a íntegra da entrevista na Rock Brigade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O álbum clássico cuja arte já era ruim mas pareceu ainda pior depois que o título foi mudado
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos


Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Dave Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?
Ozzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação
Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME
Motley Crue: Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee



