Veja como funciona Universidade que ensina rock
Postado em 04 de julho de 2007
Conforme publicamos em novembro do ano passado, a Unisinos, faculdade situada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, estava inaugurando o "Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock", que têm como objetivo "formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia".
O curso está funcionando desde o início do ano, e o pai da idéia, o música Frank Jorge, que já participou de várias bandas de rock gaúchas como OS CASCAVELETTES e GRAFORRÉIA XILARMÔNICA, bateu um papo com a Rock Brigade, onde falou como surgiu a idéia, como funciona o curso, qual foi a reação da comunidade acadêmica em geral e muito mais; seguem dois trechos:
Dentro do site da Unisinos, o link para buscar informações sobre o curso se chama "Viva do Rock". Dá realmente para se viver do rock no Brasil ou isso é privilégio de uma minoria?
JORGE: "Viver do rock é tão possível e difícil como qualquer outra profissão. O pensamento correto é este: não tem moleza! Dá para viver do rock, do mambo ou do samba se tu trabalhares, estudares e focares teu interesse".
Por outro lado, até que ponto o fato de o rock passar a ser matéria com currículo, prova e diploma vai contra a espontaneidade e a rebeldia, que sempre foram marcas registradas do gênero?
JORGE: "Discordo. Seria o mesmo que dizer que não se deve estudar a História da Arte ou estudar Teatro Grego e Contemporâneo. Não se pretende enquadrar o rock, descaracterizá-lo, dizer que ele é uma coisa que na verdade não é. O aprofundamento histórico e conceitual nos trará mais luzes ainda sobre tudo de bacana que o rock vem produzindo. O lado negativo ou fútil sempre é enfatizado: fulano quebrou uma TV do hotel, fulano está internado numa clínica, beltrano exigiu 500 toddynhos no camarim... Isso não nos interessa. Queremos formar pessoas que sejam úteis e produtivas não apenas no mercado da música, mas para toda a sociedade".
Confira a íntegra da entrevista na Rock Brigade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava
O veterano que emocionou Fernanda Lira ao elogiar a Crypta
Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?


Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Dave Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?
Ozzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação
Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME
Motley Crue: Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee



