Veja como funciona Universidade que ensina rock
Postado em 04 de julho de 2007
Conforme publicamos em novembro do ano passado, a Unisinos, faculdade situada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, estava inaugurando o "Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock", que têm como objetivo "formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia".
O curso está funcionando desde o início do ano, e o pai da idéia, o música Frank Jorge, que já participou de várias bandas de rock gaúchas como OS CASCAVELETTES e GRAFORRÉIA XILARMÔNICA, bateu um papo com a Rock Brigade, onde falou como surgiu a idéia, como funciona o curso, qual foi a reação da comunidade acadêmica em geral e muito mais; seguem dois trechos:
Dentro do site da Unisinos, o link para buscar informações sobre o curso se chama "Viva do Rock". Dá realmente para se viver do rock no Brasil ou isso é privilégio de uma minoria?
JORGE: "Viver do rock é tão possível e difícil como qualquer outra profissão. O pensamento correto é este: não tem moleza! Dá para viver do rock, do mambo ou do samba se tu trabalhares, estudares e focares teu interesse".
Por outro lado, até que ponto o fato de o rock passar a ser matéria com currículo, prova e diploma vai contra a espontaneidade e a rebeldia, que sempre foram marcas registradas do gênero?
JORGE: "Discordo. Seria o mesmo que dizer que não se deve estudar a História da Arte ou estudar Teatro Grego e Contemporâneo. Não se pretende enquadrar o rock, descaracterizá-lo, dizer que ele é uma coisa que na verdade não é. O aprofundamento histórico e conceitual nos trará mais luzes ainda sobre tudo de bacana que o rock vem produzindo. O lado negativo ou fútil sempre é enfatizado: fulano quebrou uma TV do hotel, fulano está internado numa clínica, beltrano exigiu 500 toddynhos no camarim... Isso não nos interessa. Queremos formar pessoas que sejam úteis e produtivas não apenas no mercado da música, mas para toda a sociedade".
Confira a íntegra da entrevista na Rock Brigade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O guitarrista que foi chamado para tocar com Bob Marley e Stevie Wonder no mesmo dia
Os maiores guitarristas de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O hit do Paralamas do Sucesso que é uma versão e letra nada tem a ver com original

Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot
O Pestinha: o que o ator mirim do filme tem a ver com rock?
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale
Dr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu
Chris Cornell: ele não dava sinais de que se mataria, diz esposa



