Hilly Kristal, fundador do CBGB, morre aos 75 anos de idade
Por Guilherme Carvalho
Fonte: Billboard.com
Postado em 29 de agosto de 2007
Hilly Kristal, o fundador do lendário clube punk de Nova Iorque CBGB, faleceu ontem,devido a complicações de câncer no pulmão.
Kristal fundou o clube em 1973 para apresentações de bandas de Country e Bluegrass, mas o local rapidamente ficou conhecido como celeiro de música experimental e Punk. Durante os anos 70 e 80, o clube serviu como plataforma de lançamento para bandas como BLONDIE, TALKING HEADS, TELEVISION, LIVING COLOUR, PATTI SMITH e os RAMONES, além de muitos outros.
Localizado no então dominado pelo crime bairro de Bowery, o espaço alcançou status de ícone, mas começou a declinar nos anos 90. Em 2006, o clube foi forçado a fechar devido aos aluguéis crescentes e ao enriquecimento e restauração na vizinhança.
Antes do fechamento, Kristal e muitos dos músicos lutaram bravamente para salvá-lo, fazendo inúmeros shows beneficentes e até mesmo convencendo o prefeito de Nova Iorque Michael Bloomberg a aparecer em um evento com uma camiseta escrito "Save CBGB's". Apesar dos esforços, a casa fechou para sempre em outubro de 2006. Uma loja que vende produtos relacionados ao clube ainda se mantém aberta na rua Marks Place em Nova Iorque.
Kristal nasceu em Manhattan em 1932, mas sua família mudou para Highstown, Nova Jersey, quando ele ainda era criança. Kristal estudou música desde pequeno e chegou a freqüentar a Settlement Music School na Filadélfia. Ele então se mudou para Nova Iorque, passando os anos 50 e 60 tocando com várias bandas, e mais tarde se tornou gerente do lendário clube de jazz Village Vanguard. Krisal também passou um período na marinha, como fuzileiro naval.
Kristal deixou uma filha, um filho e dois netos. Ele será homenageado com uma cerimônia privada e, após, um tributo público, com data ainda a ser anunciada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps