Hilly Kristal, fundador do CBGB, morre aos 75 anos de idade
Por Guilherme Carvalho
Fonte: Billboard.com
Postado em 29 de agosto de 2007
Hilly Kristal, o fundador do lendário clube punk de Nova Iorque CBGB, faleceu ontem,devido a complicações de câncer no pulmão.
Kristal fundou o clube em 1973 para apresentações de bandas de Country e Bluegrass, mas o local rapidamente ficou conhecido como celeiro de música experimental e Punk. Durante os anos 70 e 80, o clube serviu como plataforma de lançamento para bandas como BLONDIE, TALKING HEADS, TELEVISION, LIVING COLOUR, PATTI SMITH e os RAMONES, além de muitos outros.
Localizado no então dominado pelo crime bairro de Bowery, o espaço alcançou status de ícone, mas começou a declinar nos anos 90. Em 2006, o clube foi forçado a fechar devido aos aluguéis crescentes e ao enriquecimento e restauração na vizinhança.
Antes do fechamento, Kristal e muitos dos músicos lutaram bravamente para salvá-lo, fazendo inúmeros shows beneficentes e até mesmo convencendo o prefeito de Nova Iorque Michael Bloomberg a aparecer em um evento com uma camiseta escrito "Save CBGB's". Apesar dos esforços, a casa fechou para sempre em outubro de 2006. Uma loja que vende produtos relacionados ao clube ainda se mantém aberta na rua Marks Place em Nova Iorque.
Kristal nasceu em Manhattan em 1932, mas sua família mudou para Highstown, Nova Jersey, quando ele ainda era criança. Kristal estudou música desde pequeno e chegou a freqüentar a Settlement Music School na Filadélfia. Ele então se mudou para Nova Iorque, passando os anos 50 e 60 tocando com várias bandas, e mais tarde se tornou gerente do lendário clube de jazz Village Vanguard. Krisal também passou um período na marinha, como fuzileiro naval.
Kristal deixou uma filha, um filho e dois netos. Ele será homenageado com uma cerimônia privada e, após, um tributo público, com data ainda a ser anunciada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Como Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"
A característica que faz James Hetfield ser um bom frontman, segundo Jerry Cantrell
Roger Waters: Ele nunca foi amigo de Gilmour, então nada mudou


O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O clássico dos Ramones que teria sido escrito no porão da casa de Stephen King
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS
Em 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio



