Em 16/05/2010: morria Ronnie James Dio, uma das maiores vozes da história do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 16 de maio de 2020
Em 16 de maio de 2010, o mundo da música pesada perdeu um de seus maiores ícones, o inesquecível Ronnie James Dio. Nascido em 10 de julho de 1942, Ronald James Padavona (seu nome de batismo) foi, é e sempre será uma das vozes mais emblemáticas e influentes do heavy metal.
A carreira de Dio teve início nos anos 1970, como vocalista da banda Rainbow. Após gravar álbuns de sucesso, que renderam hinos como "Long Live Rock 'n' Roll", "Kill The King", "Stargazer" e Man on the Silver Mountain", Dio saiu da banda, por desentendimentos com o guitarrista Ritchie Blackmore.
Tempos de pois de sair do Rainbow, Dio foi convidado para fazer parte do Black Sabbath, que tentava se recuperar após a saída do lendário Ozzy Osbourne. O vocalista aceitou e gravou dois excelentes discos, sendo que o primeiro deles, "Heaven And Hell", é considerado por muitos como um dos maiores álbuns de heavy metal da história. Em 1982, Dio deixou o Sabbath após problemas e discussões com o guitarrista (e dono da banda) Tony Iommi.
Finalmente, em 1982, Ronnie montou a sua própria banda, batizada simplesmente de Dio. O primeiro disco, "Holy Diver", lançado em 1983, é genial do início ao fim e explora todo o enorme talento do vocalista.
Após o sucesso do debut, vieram o ótimo "The Last in Line", "Sacred Heart", "Intermission", "Dream Evil" e "Lock Up The Wolves".
No início dos anos 1990, mais uma reviravolta na carreira de Dio aconteceu: a sua volta ao Sabbath, para gravar o excelente "Dehumanizer", que é um dos discos mais pesados da banda inglesa. Depois de muito tempo, parecia que finalmente as coisas dariam certo entre Dio e Sabbath. Porém, o vocalista abandonou a banda ao saber que no final da turnê de divulgação, a banda abriria shows para... Ozzy Osbourne. Resultado: Dio volta com sua banda.
A carreira com sua banda solo seguiu e álbuns como "Magica", "Killing The Dragon" e "Angry Machines" ajudaram a manter o nome do grandioso vocalista em evidência. Sem o mesmo brilho de outrora, é verdade, o que é compreensível, afinal de contas, nem os gênios acertam 100% do tempo.
O último trabalho de Dio foi com a banda Heaven And Hell, que nada mais era do que o Black Sabbath com outro nome. O vocalista se juntou aos antigos companheiros Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice para uma série de shows e o álbum "The Devil You Know", lançado em 2007.
Infelizmente, a nova reunião de Dio com o Sabbath não durou muito, uma vez que em 2009 foi anunciado que ele foi diagnosticado com câncer no estômago. A doença agiu rapidamente e na manhã do fatídico 16 de maio de 2010, Dio se foi, deixando muita saudade e um legado gigantesco.
Seja com o Rainbow, seja com o Black Sabbath ou com sua banda, Dio continua sendo um dos vocalistas mais influentes do heavy metal, seja pela sua voz única, seja pela sua postura.
No aniversário de uma década de sua partida, Dio merece todas as homenagens. Aperte o play, ouça suas músicas no volume máximo e faça o símbolo da mão chifrada.
Vida longa ao grande Dio. E obrigado pela sua magnífica obra!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps