Whiplash.Net protege quem anuncia no site?
Postado em 10 de novembro de 2007
Não. O Whiplash! não protege bandas e gravadoras que anunciam no site. A resposta é simples mas, claro, difícil de ser provada, e temos consciência de que muitos usuários não acreditarão na mesma. Mas vamos tentar... @:)
Nenhum responsável pela parte técnica nem redator do Whiplash! vive do site (pelo menos, não ainda). Todos têm seus empregos paralelos. Os responsáveis pela parte técnica da publicação recebem algo do site. De maneira geral nenhum redator recebe do site nenhuma verba em dinheiro, e nas raras vezes em que isso ocorre o objetivo é apenas cobrir custos envolvidos no trabalho para o site, como ligações telefônicas, ingressos, etc.
Seria mais lucrativo, para qualquer membro da equipe, mesmo os responsáveis pela parte técnica que, como citado, recebem algo do site, usar o tempo que gastam no Whiplash! em qualquer outro emprego. Qualquer ocupação renderia mais, financeiramente falando. Na prática todos os que colaboram com o Whiplash! o fazem por prazer.
Talvez seja esta falta de comprometimento financeiro com o site, durante mais de 10 anos, que nos permitiu ser mais imparciais.
Com freqüencia fazemos comentários negativos a um ou outro lançamento de uma das gravadoras ou bandas que anunciam no site. Comentários negativos expressam, claro, apenas a opinião da pessoa que está escrevendo a matéria... e fazemos questão de não deixar a publicidade no site influir na parte editorial. Os redatores são incentivados a escrever sem levar em conta qualquer tipo de ligação ou simpatia que exista entre o site e as gravadoras, bandas e promotores envolvidos.
Com muita freqüência fazemos ampla cobertura de shows que não foram anunciados com publicidade paga no site no site. Da mesma maneira, com freqüencia, não fazemos nenhum cobertura de shows que foram amplamente divulgados com publicidade paga no site.
Já ocorreu várias vezes de o conteúdo editorial do site ser contrário aos interesses de algum anunciante. Ficou particularmente muito marcada na história do site, por exemplo, o fato de noticiarmos a saída do vocalista de uma grande banda de metal menos de uma semana antes de uma grande tour no Brasil, quando na época o promotor desta tour era o maior anunciante do site. Com frequência bem maior fizemos comentários negativos sobre shows e festivais que foram anunciados com publicidade paga no site.
Já ocorreram várias vezes (e ainda ocorrem) reclamações de grandes bandas e gravadoras devido a opiniões de redatores publicadas no Whiplash!. A filosofia do site é não permitir que interesses comerciais (do próprio site, inclusive) influam no conteudo editorial.
Por este motivo, muitas gravadoras não nos enviam seus lançamentos, muitas bandas não nos cedem entrevistas e muitos anunciantes do meio jamais comprarão publicidade no Whiplash!
Já perdemos muitos anunciantes por publicar críticas negativas ou deixar de publicar críticas positivas. E vamos continuar perdendo.
São alguns problemas que temos de enfrentar devido a uma posição intransigente quanto à nossa liberdade editorial. Talvez seja o motivo porque o site ainda não se tornou lucrativo depois de mais de 10 anos e mais de 30 mil usuários por dia.
Como falamos no começo deste editorial, talvez seja a atual falta de comprometimento financeiro com o site que torna tão fácil ao Whiplash! se manter imparcial. Por outro lado pode ser justamente esta imparcialidade que tem impedido que tenhamos um maior retorno financeiro. Mas é o preço a se pagar por esta escolha.
E não pretendemos mudar isso! :-)
Comente: você acha que Whiplash! protege anunciantes do site? Quais?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O quinto beatle escondido (mas nem tanto) na capa de "Abbey Road"
Guia: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições
Quando Ronnie James Dio revelou sua canção favorita do Pink Floyd; "bem diferente"

Rodolfo: "O rock brasileiro entrou numa crise desde o começo dos anos 2000"
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas
O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Heavy Metal: estressante, perturbador e faz mal ao coração?



