Metallica: Novo livro com biografia de Cliff Burton
Por Douglas Morita
Fonte: Metallica Remains
Postado em 16 de janeiro de 2009
Em 27 de setembro de 1986, o baixista do METALLICA, Cliff Burton, perdeu sua vida aos 24 anos em um acidente de ônibus próximo a Ljungby, Suécia. Nos 23 anos desde esse evento devastador, ninguém escreveu sobre o grande talento de Burton e suas conquistas em um livro. No entanto, em junho de 2009, isto deverá mudar com a publicação global de "To Live Is To Die: The Life And Death Of Metallica's Cliff Burton" ["Viver É Morrer: A vida e a morte de Cliff Burton do Metallica" em tradução livre], escrito pelo autor Joel McIver e publicado pela Jawbone Press. O prefácio do livro foi escrito por Kirk Hammett, amigo próximo de Cliff no METALLICA.
"Eu estou profundamente honrado que Kirk tenha falado comigo para esta biografia de Cliff Burton", disse McIver, que escreveu 14 livros desde 1999, incluindo o sucesso "Justice For All: The Truth About Metallica", de 2004. "Nós falamos sobre a montanha russa do início de carreira do Metallica na qual ele e Cliff experimentaram, do tempo que ambos se juntaram a banda no início de 1983 até a morte de Cliff três anos e meio depois. O impacto que Burton teve no resto do Metallica, tanto musicalmente e como um exemplo de como se manter firme a seus princípios na indústria musical, foi profundo - e Kirk proveu uma perspectiva desse impacto que não poderia ter vindo de nenhuma outra pessoa."
Outros entrevistados que falaram com McIver para seu livro, muitos dos quais pela primeira vez publicamente, incluem o professor de baixo de Cliff, Steve Doherty; o lendário repórter e fotógrafo Brian Lew; o headbanger da Bay Area, Harald Oimoen, assunto da "The Ballad Of Harald O" do infame Spastik Children, em que o Cliff tocou; o frontman dessa banda, Fred Cotton; o fundador do Exodus, Gary Holt; o fundador da gravadora Metal Blade, Brian Slagel; o fotógrafo Ross Halfin; o primeiro técnico de guitarra de Cliff, Chuck Martin; o primeiro gerente de fã-clube do Metallica, KJ Doughton; o produtor do "Ride the Lightning" e "Master of Puppets", Flemming Rasmussen; o último repórter a entrevistar Cliff, Jörgen Holmstedt; o roadie e ex-guitarrista do Metal Church, John Marshall, que também estava no acidente de ônibus que matou Burton; Lennart Wennberg, o fotógrafo do acidente; e a namorada de Cliff em seu último ano de vida, Corinne Lynn.
Depois do prefácio de Kirk Hammett, introduções separadas são fornecidas por vários músicos influenciados por Burton, incluindo Mikael Åkerfeldt (Opeth), Alex Webster (Cannibal Corpse), Alex Skolnick (Testament), Dave Ellefson (F5/ex-Megadeth), dentre outros músicos e escritores.
O livro anterior de McIver, "Justice For All: The Truth About Metallica", será republicado em sua terceira edição no verão [do hemisfério norte, inverno brasileiro] pela Omnibus Press. "Parece que esse primeiro livro do Metallica ganhou vida própria", comenta o autor. "Desde sua publicação há cinco anos, foi traduzido para 9 línguas: claramente havia uma lacuna no mercado de um grande livro sobre o Metallica. Lars Ulrich me disse recentemente que constantemente pedem a ele para assinar cópias do livro ao redor do mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Bruce Dickinson encontra "Dustin", de Stranger Things; "Coisas estranhas em New Jersey"
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Metallica expande temporada em Las Vegas até março de 2027
A gambiarra que Ian Gillan fez pra poder conseguir cantar as músicas do Black Sabbath
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King



