A curiosa história de "Shiny Happy People", música "feliz" do R.E.M.
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de abril de 2024
Ao longo de sua carreira, que foi encerrada em 2011, o grupo R.E.M. lançou diversas músicas que fizeram (e ainda fazem) muito sucesso. Uma dessas músicas é a "feliz" "Shiny Happy People", que é faixa de "Out Of Time", sétimo registro de estúdio do grupo, lançado em março de 1991.
"A ideia que muitas pessoas têm do R.E.M., e de mim em particular, é muito séria, sendo eu um tipo de poeta muito sério. Mas, na verdade, também sou muito engraçado - meus colegas de banda acham isso, minha família acha isso, meu namorado acha isso, então eu devo ser.
Mas isso nem sempre transparece na música. As pessoas têm essa ideia de quem eu sou, provavelmente porque quando falo diante das câmeras, me esforço tanto para articular meus pensamentos que pareço muito intenso", declarou ao site The Quietus o vocalista Michael Stipe.
Embora tenha uma melodia empolgante e alegre, "Shiny Happy People" pode ter relação com um episódio pra lá de triste. Segundo fontes como Wikipedia e Far Out Magazine, o título da música (algo como "pessaos brilhantes e felizes") foi retirado de cartazes de propaganda usados após os protestos na Praça da Paz Celestial, que ocorreram em 1989 na China e resultaram nas mortes de muitas pessoas.
De acordo com o site Songfacts, "o título e o refrão são baseados em um pôster de propaganda chinesa. O slogan ‘pessoas brilhantes e felizes de mãos dadas’ é usado ironicamente - a música foi lançada em 1991, dois anos após o levante na Praça Tiananmen, quando o governo chinês reprimiu os manifestantes estudantis, matando centenas deles".
"Shiny Happy People" acabou se tornando um grande hit, mas aparentemente, um de seus autores não gostou muito do resultado final da música.
"É uma música pop frutada escrita para crianças. Se houvesse uma música que fosse enviada ao espaço sideral para representar o R.E.M. pelo resto dos tempos, eu não gostaria que fosse 'Shiny Happy People'", disse Michael Stipe, durante entrevista concedida em 2016 e divulgada pelo site Ultimate Classic Rock.
De fato, os caras do R.E.M. aparentemente não gostam muito de "Shiny Happy People". Uma prova disso é o número de vezes que a música foi tocada ao vivo. Segundo o site Setlist.FM, a sexta faixa de "Out Of Time" apareceu em apenas dois shows da banda, ambos realizados em 1991.
Outro ponto interessante de "Shiny Happy People" é a participação de Kate Pierson, uma das integrantes da banda B-52. Em 2021, ela foi entrevistada por Devon Ivie, colaboradora da revista Vulture, e falou sobre a parceria.
"Vou começar dizendo que adoro essa música (...). As letras são tão edificantes e lindas. Não tenho certeza, e deveria ter perguntado ao Michael, mas me pareceu que eles estavam fazendo uma pequena homenagem ao B-52, e foi por isso que me pediram para cantar a música (...). E então, se tornou um sucesso, então eles ficaram um pouco irritados porque parecia que aquela era a direção musical deles.
Eles me enviaram uma demo antes de eu viajar para o estúdio para vê-los. Eu realmente não tive tempo para planejar nada. Eles não me deram nenhum plano ou mapa com o que queriam com a direção. Quando cheguei a Paisley Park [famoso estúdio e casa de Prince], eles tocaram o disco – eles já haviam gravado os vocais de Michael e tinham praticamente tudo gravado. Eles me disseram: Faça o que quiser. Tudo o que fiz foi como está [no disco].
Eles adoraram. Foi ótimo poder adicionar minha própria criatividade à essa música. Assim como Cindy [Wilson] e eu atingíamos essas harmonias vocais, eu estava presa aos vocais de Michael. Eu amo a voz dele e acho que as nossas vozes combinam muito bem; ambos têm uma vantagem que se complementa bem. Fiquei inspirada para cantar as harmonias, mas não houve discussão sobre a vibração da música, ou se ela deveria seguir uma direção mais sombria. É engraçado porque ouvi a interpretação de que Michael disse que era sobre a revolução chinesa", contou a cantora, que também falou sobre a forma que ela interpreta a letra de "Shiny Happy People".
"Tudo o que você pode ler. Quando diz ‘divulgue seu amor’, para mim o significado mais profundo é compartilhar seu amor e aumentar seu amor com os outros. Não é nada estúpido. É uma música sobre espalhar amor, que realmente poderíamos usar agora. Para mim, a música está mais brilhante e feliz do que nunca."
No final das contas, "Shiny Happy People" continua fazendo muito sucesso e foi ouvida mais de 300 milhões no Spotify. Caso você queira aumentar as estatísticas, clique aqui e seja feliz.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps