38 bilhões: valor do "prejuízo" dos downloads na Inglaterra
Por Rafael Glezer
Fonte: New Music Express
Postado em 05 de junho de 2009
Sete milhões de pessoas no Reino Unido fazem downloads ilegais de arquivos protegidos por copyright, custando à economia aproximadamente 12 bilhões de Libras (R$38 bilhões) segundo as novas estatísticas do governo publicadas no dia 29 de maio.
O cenário aparece como parte de uma nova matéria intitulada 'Copycats? Digital Consumers In The Online Age' (Algo como, 'Copiadores? Consumidores Digitais na Era Online'), lançado pelo Comitê de Estratégia de Propaganda em Relação à Propriedade Intelectual do Reino Unido.
O artigo culpa a "confusão espalhada sobre direitos autorais no mundo online" pelo alto nível de downloads ilegais em atividade.
David Lammy, o "Ministro de Estado para Propriedade Intelectual", disse em um discurso: "Como a matéria mostra, os downloads ilegais roubam milhões de libras da nossa economia todo ano e causa danos sérios aos negócios e inovações ao redor do Reino Unido. Isto é algo que precisa ser combatido, e nós estamos irredutíveis quanto a isso."
Ele adicionou que a organização procura educar as pessoas sobre leis de direitos autorais para reduzir esse tipo de comportamento ilegal no futuro.
"Nós não podemos esperar que garotos de 12 anos de idade sejam profundos conhecedores da lei de direitos autorais antes de saber ligar um computador", ele disse. "Mas podemos educar as pessoas através de punições em qualquer lugar em que elas vivam."
Os autores da reportagem descobriram que em uma rede peer-to-peer (um tipo de rede de compartilhamento em que os usuários trocam arquivos diretamente) cujo nome não foi revelado, ao meio-dia, haviam 1.3 milhões de pessoas compartilhando conteúdo ilegal no site.
Usando o cenário para criar uma estimativa de quanto esta atividade afeta a economia, a pesquisa mostra que, se um usuário desta rede (que não é a maior) baixa um arquivo por dia, o número total de downloads ilegais seria de 4.73 bilhões em um ano.
Essa quantidade geraria aproximadamente 12 bilhões de libras em conteúdo baixado de graça a cada ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista
O que significa "Painkiller" no universo do Judas Priest? (não é analgésico)
O hit nostálgico que foi ignorado por gravadora e está prestes a superar 2 bilhões no Spotify
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos


A opinião de Gene Simmons, do Kiss, sobre quem faz downloads ilegais
Mike Portnoy: "eu baixo músicas o tempo todo"



