Slayer: Dave Lombardo fala sobre suas raízes cubanas
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Beyond The Dark Horizon
Postado em 29 de agosto de 2009
O baterista do SLAYER, Dave Lombardo concedeu uma entrevista ao site Beyond the Dark Horizon e abaixo seguem alguns trechos da conversa.
Eu quero falar sobre suas influências, considerando o fato de que você é cubano. A música cubana é extremamente única e baseada em percussão. Qual a influência que isso teve em seu estilo?
Dave Lombardo: "Boa parte do meu dia é constituído em ouvir música. Eu ouço música. Eu não assisto ou acompanho os esportes. Eu ouço música, gosto de comprar CDs. Jazz e até mesmo música cubana são uma grande parte de mim. Os ritmos, os padrões que eles usam ... há várias coisas que faço que vêem a partir disso... a forma como eu penso que uma música é estruturada; eu pensarei nisso de uma forma diferente e levo isso para minha bateria de um jeito diferente. É apenas minha alma. Sou eu."
A política uma vez separou o EUA de Cuba mas agora tudo isso mudou. Você acha que agora as pessoas estarão mais abertas á cultura cubana?
Dave Lombardo: "Isso seria ótimo. Muito da cultura cubana tem atravessado as fronteiras. Talvez dentro dos últimos 10 a 15 anos, porque eu lembro que havia uma época em que ninguém havia escutado falar em Mojito [uma bebida cubana á base de rum, menta e limão] e agora você encontra mojitos em todos os lugares. Até na música. Às vezes eu escuto música de elevador e penso, ‘Conheço essa, essa é uma música latina/jazz - Momgo Santa Maria ou, sabe, algum outro artista. Até mesmo na música "Oye Como Va" do SANTANA. A música é do Tito Puente, e ele é de Porto Rico mas são todas músicas daquela ilha. Eu não sei o que isso tem a ver com o que você me perguntou mas estou só falando. Então acho que o fato de que todos nós agora podemos ir para cuba é ótimo, acho que vou pra lá. Eu tenho de ir. Eu realmente quero ir. Não voltei pra lá desde que tinha dois anos. Minha mãe ainda é viva então ela pode me dizer os nomes das ruas, tínhamos uma casa lá, e é onde meu tio morou. Sabe, ela me dará todas essa informações. Meu pai tinha um açougue. Ele era um açougueiro até o governo se apossar, porém ele teve três açougues."
Os seus filhos estão cientes de sua cultura?
Dave Lombardo: "Com certeza. Eu faço comida cubana pra eles, vamos a restaurantes cubanos. Obviamente eu toco pra eles música cubana. Ele adoram e sabem de onde vem. Eu falo a eles ‘Crianças, vocês tocam bateria porque está no seu sangue’."
Sobre o novo álbum de vocês "World Painted Blood", tenho acompanhado o que sai sobre ele na mídia e sei que vocês sempre mencionam o produtor do álbum [Greg Fidelman]. Você poderia nos dar exemplos específicos de como ele ajudou a banda a trazer de volta o antigo som do SLAYER?
Dave Lombardo: Acho que a melhor coisa e a maior de todas que ele fez foi ir ao ensaio... para nosso ensaio em uma sala que é cerca de metade do tamanho desta, daqui até aquela parede... e nos ouviu tocar. Ele sentiu e ouviu que a banda estava em um ambiente muito pequeno. Então quando você ouve isso, acho que te ajuda a desenvolver o som da banda ou a forma como a banda deverá soar no álbum. E ele com certeza captou o som, então isso foi realmente muito importante. Ele realmente trabalhou comigo pessoalmente. Digamos que em um riff de guitarra, eu terei diferentes partes na bateria para colocar naquele riff mas o que eu escolheria talvez não seria a escolha mais certa, por isso eu gostaria de um conselho de um produtor para me ajudar a escolher qual ritmo da bateria seria o melhor. Talvez eu escolhesse um e ele diria ‘Por que você não pega outro e faz a segunda parte com um outro?’. Então foi nessas pequenas coisas que ele me ajudou e também foi assim com os outros caras da banda."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Noodles se afasta dos shows do Offspring por problema de saúde; leia comunicado
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Caveira Velha Metal Fest estreia em São Paulo neste sábado (24) com seis bandas
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
A fala de Jô Soares que deixou Renato Russo completamente constrangido
Ozzy Osbourne explica porque nunca ouviu os discos do Black Sabbath com Ronnie James Dio


A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Dave Lombardo fica com o coração acelerado quando ouve "Reign in Blood"
O álbum do Slayer que ainda arrepia Dave Lombardo depois de décadas
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
"Reign in Blood", clássico do Slayer, ganha versão especial em vinil
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas



