Slayer: Dave Lombardo fala sobre suas raízes cubanas
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Beyond The Dark Horizon
Postado em 29 de agosto de 2009
O baterista do SLAYER, Dave Lombardo concedeu uma entrevista ao site Beyond the Dark Horizon e abaixo seguem alguns trechos da conversa.
Eu quero falar sobre suas influências, considerando o fato de que você é cubano. A música cubana é extremamente única e baseada em percussão. Qual a influência que isso teve em seu estilo?
Dave Lombardo: "Boa parte do meu dia é constituído em ouvir música. Eu ouço música. Eu não assisto ou acompanho os esportes. Eu ouço música, gosto de comprar CDs. Jazz e até mesmo música cubana são uma grande parte de mim. Os ritmos, os padrões que eles usam ... há várias coisas que faço que vêem a partir disso... a forma como eu penso que uma música é estruturada; eu pensarei nisso de uma forma diferente e levo isso para minha bateria de um jeito diferente. É apenas minha alma. Sou eu."
A política uma vez separou o EUA de Cuba mas agora tudo isso mudou. Você acha que agora as pessoas estarão mais abertas á cultura cubana?
Dave Lombardo: "Isso seria ótimo. Muito da cultura cubana tem atravessado as fronteiras. Talvez dentro dos últimos 10 a 15 anos, porque eu lembro que havia uma época em que ninguém havia escutado falar em Mojito [uma bebida cubana á base de rum, menta e limão] e agora você encontra mojitos em todos os lugares. Até na música. Às vezes eu escuto música de elevador e penso, ‘Conheço essa, essa é uma música latina/jazz - Momgo Santa Maria ou, sabe, algum outro artista. Até mesmo na música "Oye Como Va" do SANTANA. A música é do Tito Puente, e ele é de Porto Rico mas são todas músicas daquela ilha. Eu não sei o que isso tem a ver com o que você me perguntou mas estou só falando. Então acho que o fato de que todos nós agora podemos ir para cuba é ótimo, acho que vou pra lá. Eu tenho de ir. Eu realmente quero ir. Não voltei pra lá desde que tinha dois anos. Minha mãe ainda é viva então ela pode me dizer os nomes das ruas, tínhamos uma casa lá, e é onde meu tio morou. Sabe, ela me dará todas essa informações. Meu pai tinha um açougue. Ele era um açougueiro até o governo se apossar, porém ele teve três açougues."
Os seus filhos estão cientes de sua cultura?
Dave Lombardo: "Com certeza. Eu faço comida cubana pra eles, vamos a restaurantes cubanos. Obviamente eu toco pra eles música cubana. Ele adoram e sabem de onde vem. Eu falo a eles ‘Crianças, vocês tocam bateria porque está no seu sangue’."
Sobre o novo álbum de vocês "World Painted Blood", tenho acompanhado o que sai sobre ele na mídia e sei que vocês sempre mencionam o produtor do álbum [Greg Fidelman]. Você poderia nos dar exemplos específicos de como ele ajudou a banda a trazer de volta o antigo som do SLAYER?
Dave Lombardo: Acho que a melhor coisa e a maior de todas que ele fez foi ir ao ensaio... para nosso ensaio em uma sala que é cerca de metade do tamanho desta, daqui até aquela parede... e nos ouviu tocar. Ele sentiu e ouviu que a banda estava em um ambiente muito pequeno. Então quando você ouve isso, acho que te ajuda a desenvolver o som da banda ou a forma como a banda deverá soar no álbum. E ele com certeza captou o som, então isso foi realmente muito importante. Ele realmente trabalhou comigo pessoalmente. Digamos que em um riff de guitarra, eu terei diferentes partes na bateria para colocar naquele riff mas o que eu escolheria talvez não seria a escolha mais certa, por isso eu gostaria de um conselho de um produtor para me ajudar a escolher qual ritmo da bateria seria o melhor. Talvez eu escolhesse um e ele diria ‘Por que você não pega outro e faz a segunda parte com um outro?’. Então foi nessas pequenas coisas que ele me ajudou e também foi assim com os outros caras da banda."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
Quais bandas formariam o "Big Four" do death metal, de acordo com o Loudwire
A música do "Machine Head" que envergonha Ritchie Blackmore; "Céus, isso é terrível!"
A banda pouco conhecida que por pouco não se tornou um grande nome do metal mundial



Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
Viúva de Jeff Hanneman critica quem associa Slayer ao nazismo: "nunca promoveu o ódio"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dez clássicos que são faixas de álbuns terríveis, em lista da Metal Hammer
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal



