Andreas Kisser: "Brasil, quem te viu e quem te vê"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 03 de abril de 2011
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu um novo texto em sua coluna no Yahoo!. Confira alguns trechos abaixo.
Há 30 anos o Queen vinha ao Brasil pela primeira vez para tocar no estádio do Morumbi, em São Paulo – um marco na história da música aqui no país. Antes do Queen, somente Genesis e Alice Cooper haviam tocado por aqui.
Em 1981, o Brasil estava saindo lentamente de uma ditadura militar que brecava a evolução artística brasileira, apesar de grandes obras primas serem feitas nessa época – justamente para driblar a censura – e shows internacionais eram um sonho, principamente das bandas de rock. Depois do Queen veio o Van Halen e o Kiss, mas o que abriu as portas mesmo foi o Rock in Rio, que em 1985 trouxe os maiores grupos da época no auge de suas carreiras. Pela primeira vez o roqueiro teve a oportunidade de ver de perto bandas como Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Scorpions, Whitesnake e AC/DC, só pra citar os mais pesados. Depois desse festival, os músicos gringos perceberam que o Brasil tinha um público fanático e uma excelente estrutura para se fazer os shows, e a partir daí a coisa só melhorou. Nesta época os brasileiros tinham a impressão de que só vinha pra cá artistas que estavam em decadência ou no final de carreira. Tudo mudou radicalmente.
Andreas Kisser - Mais Novidades
Motorhead e Metallica foram os grupos que vieram depois, no final da década de 80, abrindo ainda mais as portas do país para o metal pesado. O Sepultura, por outro lado, dava essa abertura para que as bandas daqui conseguissem o seu espaço, tanto é que em 1989, enquanto o Metallica tocava no ginásio do Ibirapuera, nós estávamos na Europa fazendo a primeira tour internacional abrindo os shows da banda alemã Sodom. Foi uma época fundamental para chegar até os dias de hoje, em que o Brasil se posiciona entre os países mais importantes na agenda de qualquer músico estrangeiro. Em 1991, o Rock in Rio II trouxe Guns N’ Roses, Megadeth, Judas Priest e Queensryche, todos tocando no país pela primeira vez.
A abertura política brasileira proporcionou a situação perfeita para que os gringos não tivessem receio de vir pra cá, e quando vinham não queriam mais sair, já que o público brasileiro é, sem dúvidas, um dos mais "quentes" e fanáticos do mundo, um povo naturalmente musical e que adora um som ao vivo. Não é à toa que temos vários DVDs que foram registrados aqui no país, como Maiden no Rock in Rio 2001, Rush no Maracanã e Scorpinons em Recife, só pra citar alguns exemplos. Quando eu imaginaria ver o Rush em 1981 no Brasil, destruindo tudo e fazendo um dos shows mais memoráveis de sua história? Que evolução!
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O mega ator com dois Oscar que Dave Grohl acha péssimo: "Monótono e sem emoção"
James Hetfield, do Metallica, admite que não aguenta o pretensioso Jon Bon Jovi
Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
A música do Slayer que "embaralhou" a cabeça de Andreas Kisser, do Sepultura



