Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de dezembro de 2025
Se existe uma novela interminável no mundo do heavy metal, é a que envolve a separação entre Max Cavalera e o Sepultura. A "trama" começou em dezembro de 1996, quando o lendário guitarrista e vocalista decidiu deixar o grupo que havia fundado em 1984 ao lado do irmão, o baterista Iggor.
Como é de conhecimento geral, o rompimento passou longe de ser amigável. Irritado com a demissão da empresária Gloria - sua esposa -, Max "puxou o carro" e encerrou sua relação com os demais integrantes do Sepultura (à época, Iggor, o baixista Paulo Xisto e o guitarrista Andreas Kisser).

Desde 1996, Max e Sepultura seguiram caminhos completamente distintos. Ainda assim, a cisão permanece como assunto recorrente nas entrevistas concedidas por ambas as partes.
Uma reunião entre o vocalista e sua antiga banda sempre pareceu improvável - especialmente após Iggor deixar o Sepultura em 2006 e se reconciliar com o irmão. Ainda assim, em 2010, Max tentou uma reaproximação, conforme aponta matéria especial publicada pela Metal Hammer.
Segundo o músico, a volta do Faith No More o inspirou a cogitar um retorno. Ele chegou a procurar Andreas Kisser, mas a ideia não avançou.
"Eu estava tentando. Achei que seria muito legal. Principalmente depois de ver o Faith No More voltar. Pensei: 'Por que não podemos fazer o mesmo?'. Cheguei a conversar com o Andreas por telefone sobre isso, tipo: 'Vamos lá, cara, vamos fazer isso. Vamos nessa. O mundo inteiro quer. Seria ótimo'. E ele concordou comigo, mas algumas semanas depois tudo voltou a dar errado. Então eu pensei: 'Quer saber? Não vou tentar mais'."
Andreas, que também deu seu depoimento à Metal Hammer, contou que foi procurado em outras oportunidades. O guitarrista também relatou um breve encontro com o casal Cavalera.
"Houve muitas conversas sobre reunião, principalmente com a Gloria. São sempre eles que nos procuram.
Nós dois tocamos em um festival na Alemanha [em 2009], Sepultura e Soulfly, pela primeira vez. Nosso ônibus estava estacionado e o deles estava estacionado a poucos metros de distância. Eu fui até lá, Gloria estava lá. Eu a abracei [e perguntei]: 'E aí, tudo bem? Como vai?'. E, a partir dali, ela ficou tipo: 'OK, talvez a gente possa deixar todas essas coisas ruins para trás e tentar de novo'.
Não avançou, porque é algo completamente fora da realidade. Não faz parte do que somos. Esse Sepultura que eles têm em mente não somos nós."
O tempo passou, a reunião não se concretizou e o Sepultura está prestes a encerrar suas atividades. Há quem ainda sonhe com a participação de Max e Iggor no último concerto do grupo, mas, diante dos acontecimentos recentes, esse reencontro parece cada vez mais distante. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart

Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Os melhores álbuns de Thrash Metal de 1983 até 2023, um disco por ano
O hit do Sepultura que banda compôs na casa do saudoso Canisso do Raimundos


