Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de dezembro de 2025
Se existe uma novela interminável no mundo do heavy metal, é a que envolve a separação entre Max Cavalera e o Sepultura. A "trama" começou em dezembro de 1996, quando o lendário guitarrista e vocalista decidiu deixar o grupo que havia fundado em 1984 ao lado do irmão, o baterista Iggor.
Como é de conhecimento geral, o rompimento passou longe de ser amigável. Irritado com a demissão da empresária Gloria - sua esposa -, Max "puxou o carro" e encerrou sua relação com os demais integrantes do Sepultura (à época, Iggor, o baixista Paulo Xisto e o guitarrista Andreas Kisser).

Desde 1996, Max e Sepultura seguiram caminhos completamente distintos. Ainda assim, a cisão permanece como assunto recorrente nas entrevistas concedidas por ambas as partes.
Uma reunião entre o vocalista e sua antiga banda sempre pareceu improvável - especialmente após Iggor deixar o Sepultura em 2006 e se reconciliar com o irmão. Ainda assim, em 2010, Max tentou uma reaproximação, conforme aponta matéria especial publicada pela Metal Hammer.
Segundo o músico, a volta do Faith No More o inspirou a cogitar um retorno. Ele chegou a procurar Andreas Kisser, mas a ideia não avançou.
"Eu estava tentando. Achei que seria muito legal. Principalmente depois de ver o Faith No More voltar. Pensei: 'Por que não podemos fazer o mesmo?'. Cheguei a conversar com o Andreas por telefone sobre isso, tipo: 'Vamos lá, cara, vamos fazer isso. Vamos nessa. O mundo inteiro quer. Seria ótimo'. E ele concordou comigo, mas algumas semanas depois tudo voltou a dar errado. Então eu pensei: 'Quer saber? Não vou tentar mais'."
Andreas, que também deu seu depoimento à Metal Hammer, contou que foi procurado em outras oportunidades. O guitarrista também relatou um breve encontro com o casal Cavalera.
"Houve muitas conversas sobre reunião, principalmente com a Gloria. São sempre eles que nos procuram.
Nós dois tocamos em um festival na Alemanha [em 2009], Sepultura e Soulfly, pela primeira vez. Nosso ônibus estava estacionado e o deles estava estacionado a poucos metros de distância. Eu fui até lá, Gloria estava lá. Eu a abracei [e perguntei]: 'E aí, tudo bem? Como vai?'. E, a partir dali, ela ficou tipo: 'OK, talvez a gente possa deixar todas essas coisas ruins para trás e tentar de novo'.
Não avançou, porque é algo completamente fora da realidade. Não faz parte do que somos. Esse Sepultura que eles têm em mente não somos nós."
O tempo passou, a reunião não se concretizou e o Sepultura está prestes a encerrar suas atividades. Há quem ainda sonhe com a participação de Max e Iggor no último concerto do grupo, mas, diante dos acontecimentos recentes, esse reencontro parece cada vez mais distante. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
"100% atualizado, ruim de aturar": Edu Falaschi revela que gosta muito de Bomba Patch
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras


