Beau Brummels: clássico obscuro ganha edição expandida
Por Mick Jégue
Fonte: Os Armênios
Postado em 15 de agosto de 2011
Quando a banda The Beau Brummels surgiu nos Estados Unidos na metade dos anos 60, fazia um pop rock típico da época e até conseguiram emplacar alguns sucessos nas paradas. Ainda que elementos do psicodelismo sejam sensíveis em determinados discos, o grupo tinha uma influência forte do folk rock. E como a maioria das bandas americanas desse estilo, com o tempo foram desenvolvendo uma sonoridade que acabou dando origem ao country rock.
Em 1968, já reduzido a um trio, o The Beau Brummels sofreu mais um desfalque: o baixista Ron Meagher abandonou o grupo. Isso não impediu os dois únicos remanescentes de criarem um disco que se tornou um marco do country rock. O vocalista Sal Valentino e o guitarrista e compositor Ron Elliott se refugiaram em um estúdio no interior do Tennessee para gravar aquele que seria o último álbum da banda (desconsiderando o revival setentista). Para auxiliar nas sessões, convocaram dois músicos experientes de Nashville: o guitarrista Jerry Reed (compositor de músicas que foram gravadas por nomes como Gene Vincent e Elvis Presley), o baterista Kenny Buttrey (que havia tocado em John Wesley Harding de Bob Dylan e iria integrar os Stray Gators de Neil Young), David Briggs nas teclas (ele viria a produzir e tocar em vários álbuns de Neil Young) e o baixista Norbert Putnam.
Foi esse supergrupo do country rock que registrou Bradley’s Barn. Com 11 faixas, bastante influenciadas por Sweetheart of the Rodeo do The Byrds (produzido na mesma época), o disco foi muito bem recebido pela crítica, mas sua sonoridade estava além do que o ouvinte médio esperava. Como resultado, o álbum não teve um bom resultado comercial e se converteu numa das jóias mais raras dos primórdios do country rock, tendo recebido poucas reedições. E esse seria o fim do The Beau Brummels, que se reuniria na metade da década seguinte para um revival sem o brilho criativo que marcou sua carreira nos anos 1960.
A Rhino acaba de resgatar esse título em uma edição especial, remasterizada e expandida. A nova versão em CD duplo traz uma grande quantidade de material inédito: outtakes, demos, versões alternativas. O segundo disco contém ainda material raro de Sal Valentino produzido logo após o fim do The Beau Brummels, além de uma entrevista de rádio com ele e Ron Elliott, realizada em outubro de 1968 na KMPX-FM de San Francisco, falando sobre Bradley’s Barn. São 25 faixas a mais, sendo que a grande maioria nunca havia sido lançada. Completando o pacote, encarte com longo texto explicativo, ficha técnica detalhada e fotos raras.
Confira abaixo a lista completa de faixas:
Disco 1: LP original e faixas bônus
Turn Around
An Added Attraction (Come and See Me)
Deep Water
Long Walking Down to Misery
Little Bird
Cherokee Girl
I’m a Sleeper
The Loneliest Man in Town
Love Can Fall a Long Way Down
Jessica
Bless You California
Lift Me
I Love You Mama (Versão Alternativa)
Just a Little Bit of Lovin’ (Demo)
Tan Oak Tree
Another
High There
Black Crow (Demo – Mixagem Estéreo)
Disco 2: material adicional
Deep Water (Versão Alternativa)
Love Can Fall a Long Way Down (Mixagem Alternativa)
Jessica (Versão Alternativa)
Bittersweet
I’ll Be Your Baby Tonight (Take Alternativo)
Long Black Veil
Lift Me (Take Alternativo)
42nd Street – Lionel Reeves & Stella Parker
Another (Versão Demo Alternativa)
Confessions (Demo)
An Added Attraction (Come and See Me) (Versão Alternativa) «Sal Valentino»
A Little at a Time «Sal Valentino»
Down in the Flood «Sal Valentino»
Home of the Blues «Sal Valentino»
Alligator Man «Sal Valentino»
Silkie «Sal Valentino»
A Song for Rochelle «Sal Valentino»
Friends and Lovers «Sal Valentino»
Radio Interview – KMPX-FM, San Francisco (October 1968)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
A energia masculina tóxica das turnês com o Metallica que o Linkin Park enterrou no seu passado
Max Cavalera deixa "Big Four" de fora ao escolher seus três discos de Thrash preferidos
Fausto só descobriu que Massacration plagiou Helloween anos depois, diz Bruno Sutter


A importância de Malu Mader na reconciliação entre Nando Reis e Titãs após anos
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21



