Pirataria: fechamento do Limewire aumentou vendas de discos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 15 de agosto de 2011
Foram necessários anos de esforço e milhões de dólares para enterrar o Limewire, um período de ‘tempo da internet’ que testemunhou o surgimento dos torrents e afins, como o Grooveshark. Parece uma empreitada jurássica da RIAA (Associação da Indústria Fonográfica Americana), apesar das vendas de downloads digitais terem de fato aumentado após o fechamento do Limewire. E, no todo, as vendas de discos nos EUA pararam de despencar, com os CDs tendo uma pausa em seu copioso sangramento.
Então o que está acontecendo aqui? "Nós realmente sentimos que o fechamento do Limewire fez uma diferença na saúde do mercado," Cary Sherman disse ao jornal estadunidense AM Law Daily na quinta-feira passada. "É espantosamente incrível."
Sherman, que agora pegou as rédeas das mãos do ex-chefão da RIAA Mitch Bainwol, tem todo interesse em manter a máquina de litígios funcionando. Pra começar, Sherman está recebendo um belo salário de US$ 3.2 milhões ao ano, o que é alto mesmo para os padrões de super-executivos de gravadoras, ainda mais na atualidade.
Mas há algo por trás disso: as vendas pegaram fôlego por quase um ano após o desmantelamento do Limewire, e as coisas melhoraram. "O fechamento do Limewire ocorreu em outubro de 2010 e as vendas digitais subiram pela primeira vez em um longo tempo no mês de novembro seguinte," Sherman continuou. "E desde então, temos tido melhores vendas digitais ao longo do período anterior, consistentemente."(...)
Esta matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show:
http://lokaos.net/pirataria-fechamento-do-limewire-aumentou-vendas-de-discos/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps