Jason Becker: assista emocionante trailer de documentário
Por Carlos Alberto de Oliveira
Fonte: Collectors Room
Postado em 03 de agosto de 2011
Caso não conheça Jason Becker (shame on you!) leia uma pequena bio (da Wikipedia) logo após o vídeo.
Jason Becker é um guitarrista neo-clássico que ganhou fama aos 16 anos como virtuoso. Ele nasceu em Richmond (Califórnia, Estados Unidos) em julho de 1969. Seu pai, Gary Becker, que tinha estudado violão erudito, lhe deu uma guitarra quando ele tinha apenas 3 anos de idade, e começou a lhe dar aulas. Jason passou a praticar músicas de Bob Dylan, Eric Clapton, Jeff Beck e Eddie Van Halen, entre outros. Jason praticava durante horas a fio, e estudou a obra de Niccolò Paganini.
Jason conheceu Marty Friedman, e os dois se tornaram amigos rapidamente, pois compartilhavam das mesmas preferências musicais. Sob a produção de Mike Varney eles montaram a banda Cacophony, que gravou dois álbuns: Speed Metal Symphony, em 1987, e Go Off!, em 1988. Ele também lançou um álbum solo, Perpetual Burn, em 1988.
O Cacophony excursionou por vários países, notadamente no Japão e na Europa, onde Jason foi formando uma legião de fãs e admiradores, ao mesmo tempo em que influenciava jovens guitarristas.
Aos 20 anos, Jason foi convidado para a banda de David Lee Roth para substituir Steve Vai, que havia deixado o grupo. Ele começou a gravar o álbum A Little Ain't Enough em 1990, e ganhou o prêmio de "guitarrista revelação" da revista Guitar Magazine.
As coisas iam cada vez melhores para Jason até que, ainda durante as gravações de A Little Ain't Enough, ele começou a sentir uma espécie de fraqueza na perna esquerda. Era o início da manifestação da Doença de Lou Gehrig, também conhecida como ALS — esclerose lateral amiotrófica — uma doença degenerativa e incapacitante, ainda sem cura. Embora Jason tivesse concluído, já com algum esforço, as gravações do álbum, ele não estava mais em condições de sair em turnê com a banda.
Jason tinha então uma expectativa de vida de mais 5 anos, o que não se concretizou. Ele foi perdendo todos os movimentos do corpo lentamente, até não conseguir mais mover nenhum membro, e seu estado de saúde tornou-se estável em 1997. Entretanto, enquanto ficava em casa, Jason continuou compondo e gravando em seu estúdio particular.
Jason continua mentalmente ativo, se comunica através de movimentos do globo ocular e, com a ajuda de um programa de computador, consegue ainda compor. Foi dessa forma que ele lançou o álbum Perspective, em 1996. Jason ainda dá entrevistas e é muito bem-humorado, sendo assessorado por sua mãe.
Vários tributos foram lançados em homenagem a Jason Becker, e ele é admirado e idolatrado por muitos fãs, inclusive famosos. Músicas como Altitudes e Serrana são freqüentemente usadas como peças de estudo por guitarristas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Riki Rockett acusa Bret Michaels de ter sabotado turnê de 40 anos do Poison
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
Regis Tadeu cita bandas que pais devem apresentar a filhos para melhorar cultura
O "Big Four" do "rock de pai" das gerações boomer, X, Y e millennial

Jason Becker: A música supera a tragédia



