Fortus diz que vai trabalhar em novo álbum do Guns N' Roses
Por Gabriel Bondarenko
Fonte: Axl Rose - Fã Clube
Postado em 27 de dezembro de 2011
O site Maximum Ink realizou uma entrevista com o guitarrista do Guns N' Roses, Richard Fortus. Confira abaixo alguns trechos:
Maximum Ink: Quais foram suas primeiras influências?
Richard Fortus: The Beach Boys, Beatles, The Rolling Stones, Aerosmith, Black Sabbath, Pink Floyd, David Bowie, T. Rex e Neil Young.
Maximum Ink: Para você que estudou música profissionalmente, que treinamento recomenda para os iniciantes? Que conselho daria para os músicos novatos?
Richard Fortus: Isso realmente depende do que você quer fazer. Definitivamente não é necessário, mas eu sempre queria ganhar todas as habilidades possíveis, para dominar aquele instrumento que eu tocava. Eu sempre quis aprender tudo que podia sobre música. Nesta área, você nunca para de aprender.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Maximum Ink: Você começou a tocar violino e bateria quando era criança. O que fez você querer se tornar um guitarrista?
Richard Fortus: Havia sempre guitarras em minha casa quando eu estava crescendo. Eu sempre fui muito intimidado por aquele instrumento, porque ele tem seis cordas e eu podia tocar quatro cordas facilmente. Eu sempre amei violão embora guitarras fossem bem atraentes. Quando eu tinha uns 12 anos eu costumava tocar com jovens da minha idade, onde me ensinaram muitas técnicas. Rapidamente, tornei-me um cara habilidoso com a guitarra. Eu sempre andava com adolescentes mais velhos, que eram muito mais habilidosos. Eles andavam comigo porque eu era o melhor baterista entre os jovens e todos eles tocavam guitarras.
Maximum Ink: Quem você considera ser os melhores músicos dos últimos tempos?
Richard Fortus: Caramba! Há tantos músicos incríveis que eu admiro, como por exemplo Jeff Beck. E existem alguns artistas que eu costumo comprar tudo que eles lançam, como por exemplo: PJ Harvey, Tom Waits, Radiohead, Jack White, Sufjan Stevens, Dandy Warhols, Arcade Fire, TV on the Radio, David Bowie, Nick Cave, Peter Gabriel e Flaming Lips.
Maximum Ink: Você começou a tocar música clássica, o que te levou para o universo do Rock N' Roll? Quais outros gêneros de que você mais gosta?
Richard Fortus: Eu sempre fui muito apaixonado por Rock N' Roll. Estudei música clássica e orquestral, que são estilos do qual gosto bastante. Mas a liberdade e a energia do Blues, do Rock e do Jazz, foi o que me atraiu. A improvisação é a composição espontânea. É muito mais expressiva, imediata e emocional no Rock. O músico clássico, está apenas interpretando a música e há muito pouca criatividade envolvida. A expressão é muito limitada, você é simplesmente uma ferramenta para o compositor. Mas música boa é música boa, não importa o gênero qual for.
Maximum Ink: Como foi se juntar ao Guns N' Roses em 2001?
Richard Fortus: Eu não era realmente um fã da banda quando eu estava crescendo. Eu nunca fui chegado nas bandas de Hard Rock naquela época, elas não faziam parte das minhas influências, eu era mais um garoto Punk Rock. Quando recebi o telefonema para a audição, Tommy Stinson já era um dos meus melhores amigos. Eu era muito fã do The Replacements quando jovem, eu acho que o Tommy Stinson é um incrível músico e compositor. Além disso, eu era um grande fã de Robin Finck, por conta de seu trabalho no Nine Inch Nails. Então foi muito intrigante para mim. Na época, eu também descobri que o Guns N' Roses era muito além de uma banda de Rock de Los Angeles. Eles foram influenciados por todas as bandas que eu tinha sido influenciado. Como por exemplo: The Stooges, The Rolling Stones, The Dolls, Nazareth, Sex Pistols e entre outras.
Maximum Ink: O que você aprendeu no Guns N' Roses?
Richard Fortus: Tentar fazer três guitarras trabalharem juntas é algo que eu nunca tinha feito antes. É um grande desafio, organizar as guitarras no tempo certo de forma que seja uma coisa agradável e dinâmica. Provavelmente tem sido a maior experiência de aprendizagem.
Maximum Ink: Tendo trabalhado com inúmeros outros grandes músicos, qual deles você mais gostou de trabalhar?
Richard Fortus: Eu gosto de tocar música, sempre desejei aprender com todos que eu trabalho. Alguns shows são mais inspiradores do que outros. Tocar com Thin Lizzy foi simplesmente incrível, foi uma das minhas melhores experiências. No palco, o clima era de pura alegria e uma grande paz de espírito.
Maximum Ink: Atualmente, em quais projetos você está trabalhando?
Richard Fortus: Eu vou começar a gravar uma trilha sonora para o Michael Halsband, quando eu chegar em casa no início do ano. Além disso, eu estarei finalizando o próximo disco do Guns N' Roses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
A resposta de Nicko McBrain a rumor sobre saída de Dave Murray
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Caetano Veloso e o astro que seria "novo Bob Dylan" , mas "nunca estourou no Brasil"
A surpreendente opinião de Roger do Ultraje a Rigor sobre Chico, Caetano e Gil
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos



O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sebastian Bach diz que Axl Rose aquece a voz com uma gravação dele há muitos anos
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O golpe de Estado que prendeu o Guns N' Roses na Venezuela; brasileiro ajudou na fuga
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O brasileiro que quase assumiu a guitarra do Guns N' Roses
Cinco músicas do Guns N' Roses que até fãs têm dificuldade de gostar



