Qualidade sonora: 90% do público não liga pra isto
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 06 de dezembro de 2011
Os consumidores realmente se importam com a fidelidade do som, pelo menos fora dos nichos de aficionados? Em outras palavras, bem… ‘tando do jeito que ta’ é o suficiente quando nos referimos a 90 por cento dos fãs de música?
O executivo da (gravadora) Interscope, Jimmy Lovine não só acha que os consumidores querem gravações de qualidade mais alta, mas que eles também estão dispostos a pagar por isso. Tipo, como quererem passar de seus arquivos em MP3 para faixas com qualidade de estúdio, talvez o primeiro ciclo de substituição e migração para o formato digital. Parece muito animador, mas se a história nos serve de tutora, a maioria vai faltar nessa festa.
A tabela abaixo mostra a demanda por ‘experimentos’ com formatos de qualidade superior, mais especificamente os formatos DVD-A e SACD, tal como registrada pela RIAA. Ambos gozaram de vendas muito modestas, e basicamente, morreram (unidades em milhões). "Nenhum dado sugere que o fã comum se importa com a fidelidade, por melhor que ela seja," disse na lata um executivo para o site estadunidense Digital Music News nesse último fim de semana.
Ainda assim, existem sinais de vida na era digital. Fones de ouvidos caro (da marca) Beats By Dre poderiam estar validando a crença de que os fãs querem um som melhor. Ou isso poderia estar simplesmente demonstrando o poder de uma marca forte e um desejo por algo além de fones brancos acumuladores de cera.
E quanto às vendas de vinil? No que tange a qualidade de som, o vinil sugere que um nicho de fãs se importa com coisas como ‘calor’, apesar do principal agente nessa história poder ser a nostalgia e elementos perdidos como capas duplas do tipo gatefold. E há um forte argumento de que a qualidade do som do vinil é tecnicamente inferior de certos CDs masterizados para 24 bits e arquivos digitais de alta qualidade.
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