Qualidade sonora: 90% do público não liga pra isto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Ver Acessos

Os consumidores realmente se importam com a fidelidade do som, pelo menos fora dos nichos de aficionados? Em outras palavras, bem... 'tando do jeito que ta' é o suficiente quando nos referimos a 90 por cento dos fãs de música?

Iron Maiden: Bruce diz não haver muito diálogo na bandaAlice in Chains: mensagem subliminar em "The Devil Put Dinosaurs"

O executivo da (gravadora) Interscope, Jimmy Lovine não só acha que os consumidores querem gravações de qualidade mais alta, mas que eles também estão dispostos a pagar por isso. Tipo, como quererem passar de seus arquivos em MP3 para faixas com qualidade de estúdio, talvez o primeiro ciclo de substituição e migração para o formato digital. Parece muito animador, mas se a história nos serve de tutora, a maioria vai faltar nessa festa.

A tabela abaixo mostra a demanda por 'experimentos' com formatos de qualidade superior, mais especificamente os formatos DVD-A e SACD, tal como registrada pela RIAA. Ambos gozaram de vendas muito modestas, e basicamente, morreram (unidades em milhões). "Nenhum dado sugere que o fã comum se importa com a fidelidade, por melhor que ela seja," disse na lata um executivo para o site estadunidense Digital Music News nesse último fim de semana.

Ainda assim, existem sinais de vida na era digital. Fones de ouvidos caro (da marca) Beats By Dre poderiam estar validando a crença de que os fãs querem um som melhor. Ou isso poderia estar simplesmente demonstrando o poder de uma marca forte e um desejo por algo além de fones brancos acumuladores de cera.

E quanto às vendas de vinil? No que tange a qualidade de som, o vinil sugere que um nicho de fãs se importa com coisas como 'calor', apesar do principal agente nessa história poder ser a nostalgia e elementos perdidos como capas duplas do tipo gatefold. E há um forte argumento de que a qualidade do som do vinil é tecnicamente inferior de certos CDs masterizados para 24 bits e arquivos digitais de alta qualidade.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Notícias

Iron Maiden: Bruce diz não haver muito diálogo na bandaIron Maiden
Bruce diz não haver muito diálogo na banda

Alice in Chains: mensagem subliminar em The Devil Put DinosaursAlice in Chains
Mensagem subliminar em "The Devil Put Dinosaurs"

Krisiun: banda lista os 5 picos mais demoníacos do BrasilKrisiun
Banda lista os 5 picos mais demoníacos do Brasil

Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy KilmisterMorreu Dormindo
As últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

Separados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker SpanielSeparados no nascimento
Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

Sepultura: novos vídeos comprovam que Eloy não é humanoSepultura
Novos vídeos comprovam que Eloy "não é humano"

Tico Santa Cruz: sua opinião sobre Cid Gomes e os achacadoresTico Santa Cruz
Sua opinião sobre Cid Gomes e os achacadores


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336