Morre Bert Weedon, músico que influenciou grandes lendas
Por Paulo Henrique Melo Menezes
Fonte: The 50's
Postado em 26 de abril de 2012
O guitarrista britânico Bert Weedon, que inspirou uma geração de músicos – incluindo alguns dos guitarristas mais famosos do mundo – a iniciar a prática com o instrumento, morreu aos 91 anos nesta sexta-feira, após um longo período doente.
Conhecido como "Mr. Guitar", Weedon, cuja série de livros manuais Play In A Day vendeu milhões de cópias, era um músico de estúdio, que acompanhou astros como Frank Sinatra.
Os Beatles George Harrison, John Lennon e Paul McCartney, assim como Eric Clapton, o guitarrista do Queen Brian May e Pete Townshend, do The Who, estão entre os guitarristas famosso que deram os primeiros passos com o instrumento graças aos livros de Weedon. A banda The Shadows chegou a dedicar uma música a ele.
John Adrian, um amigo de Weedon, disse que o músico morreu em casa, em Beaconsfield, oeste de Londres.
Weedon nasceu na zona leste de Londres e aos 12 anos convenceu o pai a comprar uma guitarra antiga de um vendedor ambulante.
Ele começou sua trajetória nas ′big bands`, antes de partir para a carreira solo, que incluíram sucessos como Guitar Boogie Shuffle e Nashville Boogie.
A chegada do rock n` roll deu a Weedon um novo papel, como grande músico de estúdio, que tocou com estrelas como Sinatra, Tony Bennett, Nat King Cole, Judy Garland, Rosemary Clooney e Cliff Richard.
O primeiro livro da série Play In A Day foi publicado em 1957.
Clapton declarou uma vez que nunca havia encontrado um guitarrista que não tivesse aprendido a partir dos livros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Darkthrone anuncia o disco "Pre-Historic Metal" e divulga faixa-título
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas
5 discos de heavy metal com capas um tanto quanto estranhas


Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS



