Pirataria: Google recomenda sanção aos que a financiam
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa del Nacho
Postado em 20 de julho de 2012
Será que os argumentos da defesa do GOOGLE relacionados à pirataria estão implodindo? A empresa tem mostrado uma habilidade acima da média para filtrar conteúdo explícito ou pornográfico tanto de buscas no mecanismo de procura por texto ou imagens, e uma faxina quase perfeita no YouTube. De fato, o Google parece perfeitamente apto a censurar material que possa causar danos a seus usuários, enquanto segue inteiramente comprometido a dificultar procedimentos de remoção de todo tipo de outro conteúdo.
Agora, alguém no Google jogou no ventilador, tenha essa pessoa dito isso a sério ou não. Eis o que o gerente do Google UK, THEO BERTRAM disse recentemente sobre o assunto da remoção de conteúdo pirata, o que parece estar vindo à tona agora. Os comentários foram feitos durante um debate acalorado no programa Newsnight da BBC, envolvendo o selo inglês BPI.
"Não cabe ao Google sair pela web, julgando o que é legal e o que não é, e eu não acho que as pessoas gostariam que nós os fizéssemos. Quando as pessoas nos dizem, ‘é meu conteúdo que está naquela página’, nós removemos a página rapidamente – nós fazemos isso quase 2 milhões de vezes todo mês."
"Mas nossa pesquisa mostra que, por mais filtragem ou bloqueio que você faça, é muito mais eficaz você ir atrás do dinheiro – remover o sustento financeiro dos piratas, que é a publicidade, o processo de pagamento."
"Claro, as grandes gravadoras também não são anjos. Mas ficou mais claro que tentativas de tirar conteúdo da rede – seja através da DMCA ou de ouro modo – são quase que totalmente inúteis."
Do outro lado, o CEO da BPI, Geoff Taylor, rebateu:
"Uma vez que comunicamos ao Google por 100 mil vezes que tal site é ilegal, não achamos que tal site deveria aparecer antes do iTunes e do Spotify nos resultados."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
A canção clássica do Iron Maiden que alguns fãs consideram "fraca" mas está sempre presente
A canção do Scorpions que levou seis anos para ficar pronta e afetou a população de um país
A curiosa opinião do cantor Lobão sobre a lendária popstar Madonna


Bruce Dickinson elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



