Steve Harris: leia o review da Kerrang para o British Lion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/09/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O primeiro veículo a resenhar o aguardado primeiro disco solo de Steve Harris, baixista do Iron Maiden, foi a tradicional revista inglesa Kerrang. O jornalista Nick Ruskell escreveu um review sobre o trabalho. Ficou curioso para saber o que ele achou do álbum? Então acomode-se e leia abaixo:

779 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa5000 acessosQuais são os rockstars mais chatos do mundo?

Seja como líder ou principal compositor do Iron Maiden, Steve Harris é um dos mais importantes nomes da história do heavy metal. Ele é muito bom no que faz - 15 álbuns gravados, 85 milhões de discos vendidos -, e o Maiden continua sendo uma das maiores bandas do planeta. Apesar disso, uma das maiores surpresas de 2012 foi a notícia de que Steve estava gravando o seu primeiro disco solo - a primeira vez que Harris grava algo fora do Iron Maiden em seus mais de 30 anos de carreira. Isso fez surgir uma questão interessante: que direcionamento musical esse disco teria e que levou Steve a decidir que a única forma que ele poderia ser lançado seria como um álbum solo? E o que você espera ouvir aqui? Country? Rap? Dubstep?

A realidade é bem menos extrema. Desenvolvido ao lado de alguns velhos amigos durante anos, músicos esses que fizeram parte de uma desconhecida banda chamada British Lion, as dez músicas que compõe a estreia solo de Steve Harris ainda são pesadas, com riffs orientados para o rock e o heavy metal, porém não espere ouvir nada parecido com o Iron Maiden - as faixas realmente não se encaixariam em um disco do grupo. A abertura matadora com "This is My God", por exemplo, tem um riff lamacento banhado em wah-wah e que não está muito distante dos melhores momentos do Alice in Chains. O trabalho segue com o agitado prog metal "Lost Worlds", que conta com um riff em stacatto e um grande e melodioso refrão onde o vocalista Richard Taylor soa muito diferente de tudo o que Bruce Dickinson já fez. O turbilhão de guitarras e a maneira mais lenta de Taylor cantar em "Karma Killer" aumentam ainda mais a distância caminhando por algumas experimentações, enquanto "Judas" é um rock pesado pra bater cabeça e com um grande refrão.

Naturalmente, alguns elementos da sonoridade do Iron Maiden surgem em certas passagens, como as guitarras gêmeas de David Hawkins e Graham Leslie em "Us Against the World". Pela quantidade de músicas do Maiden com a assinatura de Harris (mais de 100), não há razão para não esperar algo nessa linha. Entretanto, British Lion mostra o trabalho de um incrível compositor pisando fora da sua zona de conforto e se provocando para fazer algo diferente, cercado por ótimos músicos.

Como o projeto de Adrian Smith, o Primal Rock Rebellion, lançado no início deste ano, British Lion não é uma ameaça ao Iron Maiden e não significa que alguma coisa de errado esteja acontecendo com a banda. É apenas o som de Steve Harris exercitando os músculos como normalmente não faz, e o resultado é uma verdadeira explosão!

A melhor notícia para você é que British Lion é um excelente disco.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de setembro de 2012
Post de 17 de setembro de 2012
Post de 19 de setembro de 2012

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

779 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa465 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela427 acessosThunderstick: ex-batera do Samson e Iron Maiden lançará novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
O "Santuário" de um colecionador brasileiro

Iron MaidenIron Maiden
A história da música "Rime of the Ancient Mariner"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Steve Harris"

HumorHumor
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?

Sílvio SantosSílvio Santos
"The Number Of The Beast" em ritmo de festa, ôôôeeee

AC/DCAC/DC
As 10 melhores músicas da banda com Bon Scott

5000 acessosA História do Burzum5000 acessosGuns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose5000 acessosGuns N' Roses: Axl Rose expulsa pessoa do show em Curitiba5000 acessosNirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico4566 acessosSteven Adler: é difícil para ele ver o Frank Ferrer tocar suas músicas

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online