Em 1992, Metallica e Guns N' Roses fizeram histórica turnê conjunta
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 17 de julho de 2013
O GUNS N’ ROSES estava fazia cerca de um ano e meio adentro de sua turnê de quase 30 meses para promover os ‘Use Your Illusion’ quando se aliou ao METALLICA para uma empreitada de dois meses e meio pela América do Norte no verão de 1992. Os titãs do Metal também estavam bem calejados de estrada: àquela altura, eles estavam em turnê para divulgar seu monstruoso sucesso de disco, ‘Metallica’, de 1991.
Ambas as bandas estavam na ponta dos cascos e já um pouco cansadas de chão quando decidiram fazer 26 shows a começar no dia 17 de julho de 1992. Tudo teve início no RFK Stadium de Washington, onde as duas bandas preencheram seus sets com músicas de seus álbuns mais recentes, clássicos de catálogo e até alguns covers de seus artistas favoritos.
Era a turnê dos sonhos… ou seria dos pesadelos?
Não demorou muito até que o caldo entornasse. No dia 8 de agosto, no oitavo show, durante a parada no Estádio Olímpico de Montreal, o frontman do METALLICA, JAMES HETFIELD sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau em seu braço esquerdo depois de ter pisado na boca de um canhão pirotécnico. Eles acabaram cancelando a segunda parte de seu set naquele dia.
Mas ao invés de subir ao palco mais cedo para acalmar a crescentemente agitada plateia, o GUNS N’ ROSES – uma banda não conhecida por honrar programações e horários com muito afinco – começou atrasado. Eles diriam depois que a equipe técnica ainda não havia tido tempo para ajustar os monitores do grupo, então eles não conseguiam se ouvir enquanto tocavam. Pra acabar, o vocalista do GN’R, W. AXL ROSE, alegou uma dor de garganta, o que levou a banda a encurtar seu show.
E tal como em um show em St. Louis um ano antes, os fãs não aceitaram isso muito bem. Eles foram às ruas de Montreal e pilharam, atearam fogo, saquearam lojas e agiram como o tipo de gente sobre a qual conservadores alertavam pais de família em 1958,
A turnê recomeçou duas semanas depois no Arizona, com Hetfield trajando um enorme curativo e um guitarrista base temporário como Metallica no palco. Ela finalmente se encerraria no dia 6 de outubro com um show no Kingdome em Seattle. Rumores tem persistido há anos de que aquela foi uma manobra financeiramente lucrativa para o Metallica, que continuaria sua turnê ‘Wherever We May Roam’ até o meio de Dezembro de 1992.
Já o Guns N’ Roses, supostamente perdeu dinheiro nesse trecho da turnê. Não que importasse muito. Eles ficariam na estrada por mais nove meses, finalizando sua peregrinação por 27 países no dia 27 de julho de 1993, como um show em Buenos Aires, Argentina.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
144 bandas, 4 dias, 1 fortaleza: Brutal Assault 2026 divulga grade completa
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush toca suíte "2112" na íntegra em segundo show com Anika Nilles; veja vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar


Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Show do Metallica mudou a vida de Tuomas Holopainen, fundador do Nightwish
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


