Tony Iommi: armário cheio de riffs, mas raramente recorre a eles
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 26 de agosto de 2013
A SF Weekly recentemente falou com o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi sobre o making of de seu novo álbum, "13" - o primeiro em 35 anos a trazer grande parte da formação original do grupo.
Quando perguntando se ele gosta de trabalhar com o lendário produtor Rick Rubin, que é notório por ser muito inconstante nos estúdios enquanto os álbuns estão sendo feitos, Iommi disse: "A princípio eu estava um pouco apreensivo, porque eu não sabia como ele iria trabalhar. Todos estávamos. Mas no final do dia, sim, eu acho que isto funcionou muito bem. É bom ter alguém no controle, porque é difícil controlar esta banda quando você é um dos membros. Eu realmente estipulei que precisaríamos de um produtor quando nos juntássemos. É legal dizer 'Sim, podemos fazer isto sozinhos', o que nós provavelmente poderíamos, mas você chega neste estágio onde você se perde novamente, e você começa: 'Sim, vamos fazer um overdub nisto, ou colocamos uma harmonia aqui', e tudo foge do controle. Ter alguém como Rick, nos mantém no básico. Eu na verdade coloquei algumas harmonias quando ele não estava por lá, mas ele removeu tudo depois."
Black Sabbath - Mais Novidades
Ele adiciona: "Rick queria que eu tocasse os solos ao vivo, o que não tenho feito por anos. Eu normalmente faço a base e depois coloco os solos. E eu falei: 'Bem, eu ainda não sei o que vou tocar', e ele respondeu: 'Bem, vamos tentar algo.' E ele me encorajou a tentar coisas diferentes, e isto aconteceu em 'Age Of Reason' e 'Damaged Souls'.
Iommi também falou sobre o processo de composição dos Riffs para "13", comentando sobre eu infinito catálogo de material: "Eu tenho um armário cheio de riffs, mas eu raramente recorro a eles, para ser honesto. Eu sempre penso: 'Bem, eu vou guardar isso e depois vou usar', mas quando chega a hora de fazer algo, eu sempre apareço com algo novo. Para este álbum eu escrevi com propósito, para que eu tivesse um arsenal de ideias para tocar para os outros caras. Eu não queria andar em uma sala onde todos olhassem uns aos outros e dissessem: 'O que vamos fazer agora?'"
Ele continua: "Eu tenho que sentir por mim mesmo. Vem de dentro. Você faz um riff e então pensa: 'Sim, eu gosto disso, eu quero ouvir isto de novo. Sim, eu gosto disso." Eu quero dizer: Eu fiz milhares e milhares de riffs. Eu posso entrar no estúdio e tocar por alguns dias e acabar com incontáveis riffs e eu posso nem mesmo usá-los."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
Fernanda Lira e Rafael Bittencourt dão a real sobre os haters da internet
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"



O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal



