Gene Simmons, do Kiss, lista e comenta seus cinco baixistas preferidos
Por André Garcia
Postado em 11 de maio de 2022
O linguarudo e convencido Gene Simmons fundou o Kiss com o guitarrista Paul Stanley. E assim, ele já está há décadas rodando o mundo cuspindo fogo e vomitando sangue com sua maquiagem de demônio.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, para a rádio de classic rock novaiorquina Q1043, Gene listou e comentou aqueles que para ele são os cinco melhores baixistas da música pop de todos os tempos: Paul McCartney, James Jamerson, Carol Kaye, Ron Wood e Felix Pappalardi.
Paul McCartney
Bom, na era moderna você tem que começar com McCartney, que era originalmente um guitarrista — e eu não sou McCartney, mas também comecei assim. Eu comecei tocando guitarra e tentando fazer músicas quando era moleque para que as garotas gostassem mais de mim.
Aí então eu passei para o baixo, pois me dei conta de que entre o pessoal que queria fazer banda havia muito mais guitarristas. Foi simplesmente uma questão estratégica. Eu percebi que se tocasse baixo, não teria que competir com todos aqueles guitarristas para conseguir tocar. E assim foi, como tinha que ser.
James Jamerson
Então, na era moderna, Paul McCartney, com certeza. Mas não dá para comparar músicos populares com músicos clássicos. Na era moderna do pop, McCartney com certeza está lá no topo, com James Jamerson, o baixista da Motown.
Carol Kaye
O grande segredo daqueles discos da Motown todo mundo pensa que era que apenas afro-americanos tocavam, mas não. Carol Kaye, que eu conheci e até já trocamos licks de baixo, que você pode encontrar no YouTube, ela tocou com os Four Tops, The Temptations, Frank Sinatra… e ainda tocava guitarra. E ela, na verdade, era uma pequena judia loira.
Sonny & Cher tinha uma música chamada "The Beat Goes On", antes de a garota do grupo ser minha namorada, mas isso já é outra história... Foi ela, Carol Kaye, que fez aquele [cantarola a melodia], aquele lick, a primeira coisa que você repara quando ouve, simples assim.
Ron Wood
Eu também admiro um cara chamado Ron Wood, que ficou famoso tocando guitarra com os [Rolling] Stones e The Faces. Mas ele, na verdade, foi baixista no Jeff Beck Group. [Ele era] muito melhor no baixo do que é tocando guitarra.
Felix Pappalardi
E [também] um cara chamado Felix Pappalardi, um produtor que produziu o Cream e também era baixista, e tocou com Leslie West no Mountain. O baixo dele merece ser estudado, pelo menos para minha abordagem, que posteriormente constatei ser menos como AC/DC. É uma grande banda e tal, mas tem aquela mesma batida, os acordes geralmente são lá, sol e ré, e tudo que o baixo faz é [cantarola o baixo marcando o ritmo].
Se você pegar as coisas da Motown, tem que seguir aquele movimento. Você pode até não ouvir muito as notas, mas aquilo faz sua virilha se mover. Minha abordagem no baixo é mais tipo um quarteto de cordas: você tem a melodia no topo, a harmonia, e por aí vai…
Gene Simmons esteve no Brasil recentemente com o Kiss, tocando de 26 de abril a 1º de maio. Em quatro apresentações, a banda começou em Rio Grande do Sul, passou pelo Paraná e terminou em São Paulo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps