Possessed: pioneiros do death em show histórico em Fortaleza

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: whiplash e facebook
Enviar Correções  

Ainda há controvérsias sobre qual teria sido a primeira banda a tocar heavy metal no mundo (os BEATLES com a pesada "Helter Skelter", do álbum branco ou o BLACK SABBATH com um álbum inteiro com uma sonoridade pesada, seu também auto-intitulado debut). Da mesma forma, há controvérsias sobre qual seria a banda que "inventou" o death metal, uma das vertentes mais brutais e poderosas do desse estilo musical.

publicidade

O fato é que embora a banda da Flórida, o DEATH, já tivesse lançado algumas demos antes da primeira demo do POSSESSED, que não por acaso se chamava "Death Metal", a primeira banda a lançar um álbum inteiro no estilo foi o POSSESSED, o aclamado "Seven Churches", lançado alguns anos antes do não menos aclamado "Scream Bloody Gore". Além disso, a banda da bay area (berço de algumas das maiores bandas de thrash metal americanas) já contava com certa popularidade, herdada da própria região onde surgiram.

publicidade

A influência que ambas as bandas tiveram no metal extremo que seria feito de meados dos anos 80 em diante é também inegável. Bandas de todo o mundo beberam da fonte cavada por ambas. Nomes como MORBID ANGEL, OBITUARY, CANNIBAL CORPSE, NILE, ou as brasileiras SEPULTURA, OBSKURE e ENCÉFALO, talvez nem existissem.

publicidade

Infelizmente, as duas encontraram um fim. Chuck Schuldiner, líder do DEATH, faleceu prematuramente perdendo a batalha para um câncer. Jeff Becerra, líder do POSSESSED, foi baleado em um assalto e se tornou paraplégico.

publicidade

Em 2004, felizmente, a gravadora holandesa Karmageddon Media lançou o tributo "Sevens Gates of Horror: A Tribute to Possessed", do qual o próprio Becerra também participava. E isto foi o pontapé inicial para uma volta do POSSESSED (não a formação original, mas com alguns músicos que também participaram do tributo).

publicidade

Esta formação, com Jeff Becerra headbangeando em uma cadeira de rodas, é a que está excursionando pelo Brasil e colocará fogo no Grêmio dos Ferroviários, na capital do Ceará. Quem curte o estilo não pode perder este evento do qual ainda se falará muito nos próximos anos.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Em 16/10/1985: Possessed lançava o clássico Seven Churches


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1985

Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash MetalGuitar World
11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal


Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?Nirvana
Quem é o bebê da capa de Nevermind?

Bruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metalBruce Dickinson
Punks não sabem tocar e tem inveja do metal


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin