Possessed: pioneiros do death em show histórico em Fortaleza
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: whiplash e facebook
Postado em 07 de agosto de 2013
Ainda há controvérsias sobre qual teria sido a primeira banda a tocar heavy metal no mundo (os BEATLES com a pesada "Helter Skelter", do álbum branco ou o BLACK SABBATH com um álbum inteiro com uma sonoridade pesada, seu também auto-intitulado debut). Da mesma forma, há controvérsias sobre qual seria a banda que "inventou" o death metal, uma das vertentes mais brutais e poderosas do desse estilo musical.
O fato é que embora a banda da Flórida, o DEATH, já tivesse lançado algumas demos antes da primeira demo do POSSESSED, que não por acaso se chamava "Death Metal", a primeira banda a lançar um álbum inteiro no estilo foi o POSSESSED, o aclamado "Seven Churches", lançado alguns anos antes do não menos aclamado "Scream Bloody Gore". Além disso, a banda da bay area (berço de algumas das maiores bandas de thrash metal americanas) já contava com certa popularidade, herdada da própria região onde surgiram.
A influência que ambas as bandas tiveram no metal extremo que seria feito de meados dos anos 80 em diante é também inegável. Bandas de todo o mundo beberam da fonte cavada por ambas. Nomes como MORBID ANGEL, OBITUARY, CANNIBAL CORPSE, NILE, ou as brasileiras SEPULTURA, OBSKURE e ENCÉFALO, talvez nem existissem.
Infelizmente, as duas encontraram um fim. Chuck Schuldiner, líder do DEATH, faleceu prematuramente perdendo a batalha para um câncer. Jeff Becerra, líder do POSSESSED, foi baleado em um assalto e se tornou paraplégico.
Em 2004, felizmente, a gravadora holandesa Karmageddon Media lançou o tributo "Sevens Gates of Horror: A Tribute to Possessed", do qual o próprio Becerra também participava. E isto foi o pontapé inicial para uma volta do POSSESSED (não a formação original, mas com alguns músicos que também participaram do tributo).
Esta formação, com Jeff Becerra headbangeando em uma cadeira de rodas, é a que está excursionando pelo Brasil e colocará fogo no Grêmio dos Ferroviários, na capital do Ceará. Quem curte o estilo não pode perder este evento do qual ainda se falará muito nos próximos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps