RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Stamp
Bangers Open Air

Seven Churches ou Scream Bloody Gore? Qual o pai do Metal da Morte?

Por Sandro Marcos
Postado em 11 de maio de 2010

Já vou avisando que não sou adepto das certezas absolutas e inabaláveis, prefiro muito mais as dualidades ou mesmo multiplicidades; sendo assim não espere que eu dê a resposta para a pergunta do título, aqui o objetivo é dar base, ou alguma base, para que possam refletir e tirar suas próprias conclusões, se é que uma conclusão neste assunto realmente importa.

Sabemos que a década era a de 1980, não importando se em Orlando/FL ou em São Francisco/CA; o fato é que de um destes dois lugares nos Estados Unidos nasceu o ser que foi responsável por disseminar o extremismo na música pesada, levando o Metal, ou o Thrash Metal, como alguns dizem, a patamares nunca atingidos antes. Em 1983, na Flórida, o guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner formou o DEATH, ao lado de Rick Rozz, usando ativamente vocais guturais em suas músicas que desde os primórdios davam indícios da brutalidade desejada. O DEATH, que inicialmente se chamava MANTAS, despontou como promessa em 1984, ao lançar a demo "Death by Metal" que os colocou numa cena que já tinha o POSSESSED em certa evidência no underground. O POSSESSED, que vinha da Califórnia, foi formado por Mike Torrao (guitarra) e Mike Sus (bateria) e apostava num som furioso e veloz, inicialmente bem na linha do que já praticavam os seus conterrâneos do SLAYER, porém foi também em 1984 que começou a alçar posições de maior destaque na cena com a entrada do carismático baixista e vocalista Jeff Becerra e o lançamento de sua demo de quatro músicas e participação na coletânea "Metal Massacre 6", da Metal Blade Records (tocando "Swing Of The Axe").

Death - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Deixaremos as biografias um pouco de lado aqui pois o mérito deste texto é abordar os primeiros lançamentos "full-lenght" de ambas as bandas. Qual teria vindo primeiro realmente? Qual deles poderia realmente ser considerado o pai do Death Metal? Seria somente uma questão de data de lançamento ou existe como mensurar a data em que as músicas foram compostas? Já imagino que muitos ao lerem este artigo vão dizer que pouco importa, que os dois álbuns e as duas bandas foram excelentes e seminais. Já sei disso tudo mas sei mais ainda que Rock é diversão e estou me divertindo bastante ao dissertar sobre este assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O DEATH já estava em sua segunda demo quando o POSSESSED lançou sua primeira, mas é fato que naquele momento o POSSESSED desfrutava de um maior prestígio no underground, devido talvez à região de onde vinha, uma Bay Area em ebulição metálica. Chuck e sua turma vinham de uma região onde o Metal estava ainda em evolução, ou surgimento talvez, e demorou um tempo considerável para que a Flórida – bem mais Tampa que Orlando – se caracterizasse por possuir uma cena de destaque. Isto realmente foi algo que ajudou na popularização mais rápida do POSSESSED e, consequentemente, sua demo acabou indo parar nas mãos de Brian Slagel, da Metal Blade Records, que pediu à banda uma música para ser incluída na já citada coletânea "Metal Massacre 6" de 1984. Uma ajuda e tanto para uma banda ainda em tímido crescimento. Era realmente uma boa oportunidade para Becerra e Cia. se destacarem, mas alguns problemas internos impediram um contrato com a Metal Blade, contrato este que viria a acontecer com a Combat Records, ainda naquele ano. Eles passariam as férias escolares de 1984 gravando o hoje intensamente aclamado primeiro álbum, chamado "Seven Churches".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

É difícil saber se isto basta, mas a verdade é que o DEATH passou boa parte do começo de sua existência no underground, sendo que seu primeiro álbum, o não menos aclamado "Scream Bloody Gore", só foi lançado em 1987, um tanto tardio se comparado ao "Seven Churches". Se fizermos uma comparação da sonoridade dos dois álbuns veremos que eles bebem na mesma fonte e são bem semelhantes em qualidade e direcionamento sendo que a turma de Jeff Becerra vai mais ao encontro do som praticado pelos companheiros do Thrash da Bay Area. Recheado de riffs cortantes e brutalidade à flor da pele "Seven Churches" acabou se tornando um dos maiores clássicos do estilo, até mesmo Chuck Schuldiner, do DEATH, modestamente aponta este disco como uma grande influência para sua música. Músicas como "The Exorcist", "Burning in Hell", "Evil Warrior" e a "Death Metal", além da faixa-título, dão um soco na cara do ouvinte e deixam claro que ali haveria uma reviravolta no quesito peso no Metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Já o debut do DEATH, que foi lançado após o retorno de Chuck Schuldiner do Canadá, onde havia se juntado à banda Slaughter (não confundir com o SLAUGHTER americano), veio para consolidar o estilo Death Metal, trazendo um som um pouco mais intrincado que "Seven Churches" mas ainda na mesma linha. As letras, que antes continham algo de social e político, neste primeiro álbum foram para o lado do horror explícito e o som já apresentava indícios de guitarras técnicas somadas à velocidade e partes mais arrastadas, uma das características marcantes do estilo e presença constante nos futuros lançamentos da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Podemos apontar poucas diferenças entre eles, realmente foram álbuns marcantes e fundamentais para o nascimento e consolidação do estilo Death de se fazer Metal. "Seven Churches" foi realmente o pioneiro, as datas não deixam dúvidas, este crédito é dele e do POSSESSED, porém o DEATH com seu "Scream Bloody Gore" pode muito bem ser apontado como responsável por apresentar ao mundo o que seria o Death Metal que conhecemos hoje, este álbum trouxe, e é nisto que acredito, as marcas do estilo que o Death Metal se tornou para o conhecimento de todos e posso arriscar a dizer que se fosse somente pelo álbum do POSSESSED hoje esta vertente do Metal seria diferente. Vejamos bandas seminais como MORBID ANGEL E OBITUARY por exemplo, ou mesmo o cult MASTER, todas elas trazem muito mais elementos do que foi apresentado por Chuck Schuldiner que por Becerra e seus companheiros. Sem medo de errar termino dizendo que, fazendo uma pobre analogia, "Seven Churches" descobriu o carvão encravado na terra e "Scream Bloody Gore" o transformou em diamante. Na dúvida, escutem sempre os dois, bem alto e sem intervalos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Força sempre Jeff! R.I.P. Chuck.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS