Japão: a exótica cena do Metal no extremo oriente
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 30 de outubro de 2013
Texto original de ANTHONYT MAISANO para o site METAL INSIDER.
"Olá, leitores do Metal Insider! Eu sou Anthony Maisano. No verão passado, eu fui estagiário do Metal Insider, e colaborador frequente do site. Atualmente, eu estudo no estrangeiro, em Fukuoka, Japão. Tal como em todo outro lugar do mundo, o Japão também tem sua cena metal. Eu queria ver se conseguia descobrir que tipo de interesses no metal as pessoas tem aqui no Japão durante minha estada.
Agora, achar um fã de metal no Japão é por muitas vezes até mais difícil do que nos EUA. Nos Estados Unidos, você geralmente pode trombar com um cara de cabelo comprido, ou alguém usando uma camiseta do Iron Maiden, do Slayer ou do Pantera, mas, na cultura japonesa, não é muito comum para um japonês vestir camisetas com arte gráfica pouco definida, e a maioria não deixa o cabelo crescer muito. Eu só achei uma pessoa japonesa usando uma camiseta do Dream Theater em uma de minhas aulas. Fora isso, todas as minhas observações são obtidas por conversar com japoneses sobre música, e perguntar a eles se eles curtem metal.
Antes de eu me aprofundar no que achei nos japoneses especificamente, eu quero aproveitar o momento para falar sobre s outras culturas metal não-americanas que eu pude experimentar. Eu moro em um dormitório internacional aqui em Fukuoka, que tem estudantes demais de dez países diferentes do mundo. Eu fiquei amigo de um estudante italiano, que notou minha camiseta do fabuloso álbum ‘Rising’, do Rainbow. Ele é um grande fã de Deep Purple, e conversamos por um tempo sobre o Purple e o Rainbow. Eu descobri que um novo amigo meu, dinamarquês, é um fanático por doom metal, tal como eu, e falamos um pouco sobre o Candlemass. Eu também sou amigo de um estudante francês apaixonado por bandas de hardcore como Rise Of The North Star. Há um professor inglês na minha escola que viu minha camiseta do Judas Priest e falou pra mim a respeito do Priest e do Saxon.
Em termo de meus achados sobre a população japonesa, eu descobri que o power metal é, de longe, o subgênero mais popular. Pelo menos aparentemente, pelo que pude descobrir. Mesmo quando é o caso de alguém que não conheça muitas bandas de metal, essa pessoa conhece um grupo chamado GALNERYUS, que tem feito um power metal japonês bem grudento e técnico desde 2002.o grupo atualmente tem nove discos de estúdio, sendo que o último foi lançado em maio desse ano. É um álbum duplo chamado "The Iron Hearted Flag".
Além disso, teve um show de black metal aqui em Fukuoka de um grupo chamado Marduk, da Suécia. Eu não pude ir ao show, mas vídeos sugerem que haviam alguns fãs bem ardorosos da banda, e no geral, bastante intensidade e energia, o que me diz que provavelmente há uma cena underground black metal bem forte aqui no Japão. O show teve abertura do Taake [Noruega].
Eu acredito que haverá muito mais pra eu descobrir quando puder conhecer mais gente aqui no Japão. Eu certamente escreverei mais depois de achar onde está o interesse pelo metal aqui no Japão. As bandas de exportação japonesas existem em todos os tipos, se você estiver procurando por algo a mais. Há excelentes bandas épicas de power metal como o VERSAILLES, thrash fabuloso como o FASTKILL, coisas japonesas estranhas como o SIGH e por fim, uma porra do caralho como Babymetal. Sim. Babymetal."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps