Queen: qual a música mais emblemática da banda?
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro Do Metal
Postado em 30 de novembro de 2013
"We Are The Champions", "Bohemian Rhapsody", "Radio Ga Ga", "Love Of My Life" ou "The Show Must Go On"? Qual dessas cinco músicas é a mais emblemática da banda Queen?
Em uma pesquisa de 2012 realizada em conjunto pelas Universidades de York (Canadá) e de Goldsmiths (Inglaterra), a música "We Are The Champions" foi eleita como a mais grudenta da história, superando pérolas como "The Final Countdown" do Europe e "Livin’ On A Prayer" do Bon Jovi.
"We Are The Champions" faz parte do álbum "News Of The World", lançado em 1977, e tornou-se um hino nas vitórias desportivas. Foi tema oficial da Copa Do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Também em 2012, a Official Charts Company, realizou uma pesquisa no Reino Unido, que acabou elegendo a música "Bohemian Rhapsody" como o melhor single lançado nos últimos 60 anos. Na 2ª posição ficou a música "Billy Jean" do Michael Jackson e na 3ª posição ficou "Someone Like You" da Adele.
Quando foi lançada como single, "Bohemian Rhapsody" se tornou um sucesso comercial, ficando no topo da UK Singles Chart por nove semanas e vendendo mais de um milhão de cópias até o fim de janeiro de 1976. . Após a morte de Freedie Mercury, em 1991, o single voltou ao topo das paradas por mais cinco semanas.
"Love of My Life" faz parte do quarto álbum de estúdio, "A Night At The Opera", lançado em 1975. A música foi escrita por Freddie Mercury em homenagem a Mary Austin, com quem teve um longo relacionamento no início dos anos 70 e que manteve uma forte amizade até a sua morte, em 1991. Uma versão ao vivo, incluída no álbum "Live Killers", lançado em 1979, alcançou o primeiro lugar na Argentina e no Brasil.
A música foi requerida para ser tocada pelo primeiro astronauta israelense, Ilan Ramon, quando ele se encontrava no espaço à bordo da espaçonave Columbia. Depois de tocada, ele disse a seguinte mensagem a sua esposa: "Um especial bom dia a minha esposa, Rona, o amor da minha vida". A nota triste desse evento foi que Ilan acabou falecendo durante a reentrada da espaçonave na atmosfera terrestre em 2003, por causa da desintegração da mesma.
"Radio Ga Ga" faz parte do álbum "The Works" (1984) e foi um sucesso mundial, alcançando o primeiro lugar em 19 países, o segundo lugar no UK Singles Chart e a 16ª posição na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. A letra fala sobre a saudade dos tempos em que o rádio era a principal fonte de entretenimento para as pessoas antes da existência da televisão. O videoclipe dessa canção faz referência ao filme de ficção científica "Metrópolis", lançado em 1927 pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Uma curiosidade: a cantora pop Lady Gaga tirou o seu nome artístico exatamente dessa música do Queen.
"The Show Must Go On" faz parte do álbum "Innuendo", lançado em 1991, e foi escrita pelo guitarrista da banda, Brian May. A música narra o grande esforço que Freedie Mercury fazia ao continuar se apresentando, mesmo com todo o sofrimento causado pela doença (AIDS), que o deixava mais fraco a cada dia. Por esse motivo, resolveram não gravar um novo videoclipe para a canção, e então, fizeram uma montagem de várias imagens retiradas dos outros clipes da banda, no período entre 1981 à 1991.
A música era composta de notas tão altas, que durante a gravação da demo, Brian May fora obrigado a cantar várias partes em falsete (é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqüência acústica natural). Quem estava lá conta, que na hora da verdade, Freedie consumiu uma considerável quantidade de vodka e gravou, em apenas uma tomada de cena, a impressionante faixa vocal da canção.
Depois de todos os fatos expostos, na opinião de vocês, qual é a música mais emblemática da carreira do Queen?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps