Psicodália: Almir Sater e Moraes Moreira no Carnaval de 2014
Por Gustavo Zielonka
Postado em 16 de janeiro de 2014
A próxima edição do Psicodália - Carnaval 2014, de 28 de fevereiro a 5 de março, em Rio Negrinho (SC), acaba de confirmar a participação de ninguém menos que o cantor e compositor Moraes Moreira. Sua apresentação, programada para o 4º dia do festival, culminará com a execução na íntegra do antológico álbum "Acabou Chorare", lançado pelos Novos Baianos em 1972. O disco foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor álbum de música brasileira da história. Faixas como Brasil Pandeiro, A Menina Dança e Tinindo Trincando estão entre as mais aguardadas pelo público.
Outro grande nome recém-confirmado é o do violeiro, ator, cantor e compositor Almir Sater. O emblemático artista de música regional subirá ao palco principal no 5º dia desse festival multicultural que chega a sua 17ª edição. Com mais de 30 anos de carreira e 10 discos solo gravados, Almir se tornou um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas. O músico ainda é conhecido por ter acrescentado um toque mais sofisticado ao instrumento, temperando-o com estilos estrangeiros como o blues, o rock e o folk. O resultado é uma mistura de música folclórica, erudita e popular, considerada atemporal.
Acabou Chorare
Lançado dois anos após o álbum "É Ferro na Boneca","Acabou Chorare" saiu do forno em 1972, e consolidou os Novos Baianos na cena musical brasileira. Foi ele que tornou conhecido no país inteiro o grupo formado por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Dadi Carvalho e Jorginho Gomes. Durante boa parte do tempo em que estiveram juntos, os Novos Baianos moraram em um sítio em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde uniu música, futebol e vida alternativa. De forma quase anárquica, eles deixavam o dinheiro arrecadado em shows em uma sacola atrás de uma porta na cozinha da casa. Cada um tirava o quanto achava necessário para si mesmo.
Antes da vida rural, porém, quando ainda estavam em um apartamento, no Botafogo, Rio de Janeiro, certo dia receberam a visita de João Gilberto. Ele não se limitou a aproximá-los da bossa-nova, como também indicou que fizessem releituras de sambas antigos, o que foi seguido não só neste instante, mas nos outros álbuns da banda. A mudança para o sítio se deu por receio de algum tipo de batida policial - lembrando que o Brasil estava na ditadura militar.
Outras atrações
Pelos menos quarenta outras atrações já estão confirmadas para os três palcos do Psicodália - Carnaval de 2014, incluindo o psicodelic-prog dos gringos do Gong (um dos maiores nomes do rock progressivo mundial), o inigualável virtuosismo e sentimentalismo musical de Yamandu Costa, Pedra Branca (com sua rica mistura musical), o rock/blues clássico do Made in Brazil e o punk de Wander Wildner. Demais artistas e bandas a se apresentarem nos três palcos do Psicodália 2014 são Traditional Jazz Band (jazz tupiniquim), Módulo 1000 (uma incógnita da música brasileira), Satanique Samba Trio (música experimental) e Confraria da Costa (rock pirata).
"Este ano, teremos uma edição de rica mistura musical. Durante seis dias, os participantes poderão ver e ouvir desde o mais clássico rock n´ roll até o jazz e a moda de viola", afirma Djan Di Luiz, diretor de comunicação do festival. "É claro que reunir 42 bandas de música autoral, com a qualidade exigida por nosso público, nunca é missão fácil. Mas quando vemos o brilho no olhar deles ao assistir esses shows num lugar em que se sentem em casa, tudo faz valer a pena". Ao todo, estão sendo vendidos cinco mil ingressos em três lotes, por meio do site psicodalia.mus.br/2014.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps