Bob Dylan: absolvido de acusação de injúria na França
Por Giuliano Augusto Trondoli Cunha
Fonte: R7
Postado em 16 de abril de 2014
Uma juíza francesa absolveu o cantor Bob Dylan da acusação de injúria, realizada por uma associação croata.
Dylan foi acusado em novembro em Paris de "cumplicidade com injúrias públicas" e "provocação ao ódio", depois de uma queixa apresentada em dezembro de 2012 pelo Conselho dos Croatas na França (CRICCF, em francês).
O motivo foi uma entrevista de Dylan publicada em outubro de 2012 na versão francesa da revista Rolling Stone. Comentando sobre seu compromisso histórico com o movimento a favor dos direitos civis dos negros, o cantor declarou que "se vocês têm a Ku Klux Klan no sangue, os negros podem sentir, sem dúvida. Assim como os judeus podem sentir sangue nazista, e os sérvios, sangue croata".
A juíza considerou que Dylan deu a permissão para a entrevista ser publicada somente na edição norte-americana da revista, mas não na francesa.
"Estou muito feliz que a Justiça tenha compreendido que Bob Dylan nunca quis ofender, ou difamar ninguém", afirmou Marembert.
A juíza manteve as acusações de "injúrias públicas" e "provocação ao ódio" ao diretor da versão francesa da Rolling Stone, que vai ser julgado em um tribunal correcional.
Entre 1941 e 1945, milhares de sérvios morreram em campos de concentração no Estado independente da Croácia que tinha apoio do governo Nazista Alemão. E após o fim da URSS, Sérvios e Croatas se enfrentaram novamente causando cerca de 20 mil mortes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps