De La Tierra: metal feito com identidade
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 04 de junho de 2014
Quem sente encanto pelo Heavy Metal seguramente aprendeu a gostá-lo por instituições como o BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST e IRON MAIDEN. Passou por outros da espécie: de MOTORHEAD à METALLICA e SEPULTURA à PANTERA. Ou até por sons mais brutais em bandas como DEATH e KRISIUN (orgulho dos metaleiros gaúchos).
Mas esse gênero sempre chegou até nós na língua inglesa. O Brasil teve um boom do estilo no final dos anos 1980 e começo dos 1990 com os sucessos de Sepultura e ANGRA além-mar. A maioria das bandas então queria cantar somente em inglês, com o sonho de estourarem no exterior. Com o passar dessas décadas o movimento foi se silenciando. Hoje a cena vem se fortalecendo no país com a ajuda da divulgação pelas mídias digitais. Existem promessas muito fortes nessa nova safra do metal tupiniquim, como JACKDEVIL, VIOLATOR, NERVOSA e SHADOWSIDE. Mas adivinhem! Ainda em inglês. São poucas as bandas de metal daqui que escrevem em português.
Então foi preciso que um grupo de músicos experientes surgisse para mostrar como se faz e como se valoriza a nossa língua portuguesa e a espanhola dos nossos vizinhos. Afinal, se o RAMMSTEIN faz sucesso mundial cantando em alemão, porque uma banda brasileira, argentina ou uruguaia não pode alcançar a fama com a sua língua nativa?
O quarteto DE LA TIERRA nasceu para abrir esse caminho. E tem tudo para conseguir. O grupo é um multiétnico formado por dois argentinos, um brasileiro e um com múltiplas nacionalidades; cubano, colombiano e americano.
Trata-se de um encontro de artistas de diferentes escolas. Do mais pesado ao mais pop. Os donos do projeto são: os argentinos Andrés Giménez (A.N.I.M.A.L), nos vocais e na guitarra rítmica; Sr. Flavio (LOS FABULOSOS CADILLACS), no baixo; o multicidadão Alex "El Animal" González (MANÁ), na bateria; e nosso Andreas Kisser (SEPULTURA), também nos vocais e na guitarra.
O projeto não foi invenção de um produtor caça-níquel de uma grande gravadora. São músicos que tem o prazer de simplesmente tocar e criar. Com uma proposta inovadora e oportuna: colocar em prática, em letras reflexivas, suas consonâncias sociais e culturais; suas raízes tão semelhantes.
De La Tierra apareceu para aproximar nós brasileiros e fronteiriços do Heavy Metal de uma forma mais palpável. Não é por mera forma estética que usam o portunhol nas músicas. É para entendermos melhor nosso território latino.
A sonoridade dispensa digressões. Metal forte em sua essência - sem aparatos digitais -, criativo, e com um groove e riffs de bater cabeça.
DE LA TIERRA
Álbuns de Estúdio:
De La Tierra (2014, Roadrunner Records)
Singles:
Maldita Historia
San Asesino
Site:
http://delatierramusic.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Taylor Swift se parece com Dave Mustaine em fotos de bastidores da nova canção
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Guitarrista Reb Beach nunca quis que o Winger acabasse
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
O significado de "pois a água viva ainda está na fonte" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
A opinião de Nando Reis sobre o singular Ney Matogrosso e a comparação com Cássia Eller
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth



Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Prostitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 1
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa



